A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ofertou nesta segunda-feira (31) treinamento de instrução para uso do Sistema Córtex, principal plataforma de dados e gestão operacional multiagencial. A formação, totalmente virtual, envolveu 36 agentes de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal, para manusear o recurso em grandes eventos, a exemplo da Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos próximos dias em Belém.
A plataforma de dados contribui para a gestão de operações na atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança PúblicaImplantado pelo Ministério da Justiça em 2021, o Córtex é uma plataforma de dados que tem como objetivo a gestão de operações de segurança pública para atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e instituições colaboradoras.
Utilizado em grandes eventos, como eleições e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o sistema contribui para acompanhamento em tempo real, com inserção de informações úteis aos participantes. Com a proximidade de eventos internacionais na capital paraense, o treinamento é necessário, ressaltou o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.
“Em vista dos próximos eventos que Belém receberá, como o ‘Diálogos da Amazônia’ e a ‘Cúpula da Amazônia’, que deve concentrar o trabalho de várias agências nas próximas semanas, organizamos este treinamento com o objetivo de familiarizar nossos agentes dentro do sistema. Já o utilizamos em outras ocasiões, o que facilitou a dinâmica das nossas operações, oferecendo diversos dados operacionais importantes antes, durante e no pós-evento”, afirmou o secretário.
Diretrizes- O treinamento, iniciado à tarde, abordou as principais diretrizes da plataforma, como alimentação de dados, inserção das forças atuantes e parâmetros em que cada órgão atuará, desde trânsito até policiamento ostensivo.
Sargento Lidiane Cavalcante: instrução é fundamentalSegundo a sargento Lidiane Cavalcante, suporte administrativo e operacional da Secretaria adjunta de Operações da Segup, a instrução é fundamental para a atuação de todos os agentes envolvidos na operação.
“Estarei integrando a operação nos próximos dias, e para que possamos atuar com precisão e técnica na alimentação e no monitoramento de dados no sistema Córtex, precisávamos ser capacitados para operacionalizar o sistema. Estamos aproveitando todas as informações, para que possamos atuar com êxito em mais essa missão, e também nas próximas que vierem”, acrescentou.
Para o coordenador do Núcleo de Operações da Segup, coronel Glauco Maia, a importância do Córtex nas operações se dá pela facilidade da informação em tempo real. “A nossa ideia no ciclo operacional da ‘Cúpula’, na nossa sala de situação, é espelharmos a interface do Córtex, de modo que todos os gestores operacionais possam acompanhar em tempo real o andamento de todas as ações dos órgãos, desde os que estão prestes a iniciar, até mesmo aqueles que já concluíram. A plataforma é muito completa. Oferece vários dados, quantitativo de efetivo, de viaturas, entre outros”, explicou.
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas