O surgimento de um novo vírus traz junto uma série de reações em cadeia que vão muito além das fronteiras da ciência, sendo um misto de ansiedade e preocupação. Dúvidas são comuns e também vão surgir, sendo as principais: que vírus está circulando no momento e como se prevenir.
Nesta quarta-feira (08), a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SESSP) confirmou o "norovírus" como o responsável por um de virose no litoral paulista. O surto aconteceu durante o período dos festejos de final de ano.
Enquanto isso, o Governo Brasileiro monitora o surto de um vírus respiratório na China, causado por uma cepa do Metapneumovírus humano (hMPV), um patógeno viral responsável por infecções respiratórias.
Segundo o Hospital Albert Einstein, as noroviroses representam um grupo de doenças de origem viral, conhecidas como gastroenterites. Normalmente, são transmitidas por alimentos e água contaminados e pessoas infectadas.
Os principais sintomas das noroviroses são: náusea, vômito, diarreia, dor abdominal. Podem ocorrer também dores musculares, cansaço, dor de cabeça e febre baixa.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva