No último fim de semana de julho, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) levou à Associação de Moradores da comunidade de Santo Antônio do Urindeua, no município de Salinópolis, nordeste paraense, informações sobre a Influenza Aviária, mais conhecida como Gripe Aviária, doença que acomete aves silvestres e domésticas, e pode ser transmitida aos humanos. A doença foi tema da campanha educativa de verão, realizada no município pela Agência em três finais de semana seguidos de julho, e foi coordenada pela Gerência de Educação Sanitária. Moradores da comunidade aprenderam a agir em casos suspeitos da doença
Maria José dos Santos, moradora da comunidade, disse que esse tipo de ação nunca havia ocorrido na comunidade, onde há criação de aves domésticas. “Foi muito importante para a nossa comunidade essas orientações, pois não temos conhecimentos sobre certas doenças, e a Influenza é uma delas. Estamos há muito tempo morando aqui, e nunca tinha acontecido uma ação como essa. Como temos criação de galinhas ficaremos mais atentos com os sintomas. Agradecemos pela iniciativa do governo do Estado”, disse a moradora.
Além da Associação, os fiscais estiveram nas barreiras montadas por agentes do Detran (Departamento de Trânsito); nas praias do Atalaia, Maçarico e Farol Velho; em comércios; na orla do Maçarico; nas barracas e na chegada do Rally do Sol, orientando os participantes. Foi a primeira vez que a Agência de Defesa promoveu uma ação de verão como esta. Condutores de veículos foram abordados nas barreiras do Detran
O município foi escolhido por ser uma das rotas migratórias de aves silvestres, que podem trazer a doença, e por receber um grande número de visitantes no veraneio. O objetivo é informar mais sobre a zoonose, enfatizando as medidas que devem ser tomadas ao encontrar algum animal com os sintomas. Os fiscais também orientam sobre os riscos do contato direto com aves que apresentam suspeita de Influenza, pois podem estar contaminadas.
Fiscal orientando moradores de Salinópolis sobre os riscos da zoonosePrevenção- Ações preventivas com orientações vêm sendo intensificadas pela Agência de Defesa para tentar evitar que a doença chegue ao território paraense. A parceria com a população é fundamental neste combate.
Hoje, o Pará está livre da Influenza Aviária, mas há 74 casos confirmados nos demais estados brasileiros, sendo dois em aves de subsistência, criadas em quintal.
A Adepará reforça que não se deve ter contato direto com aves encontradas sem movimentos ou caídas. Nesses casos, a orientação é avisar imediatamente a Agência pelo telefone (91) 99392-3180 ou em uma unidade mais próxima.
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas