O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) capacitada a prestar atendimento à politrauma, acidente vascular encefálico (AVE), pós e pré-operatório de grandes cirurgias, entre outras situações graves. A unidade disponibiliza modernos equipamentos médicos e hospitalares, como bomba de infusão, ventilador pulmonar, monitor de multiparametro, eletrocardiógrafo, cardioversor, raio-x móvel, aparelho de ultrassonografia móvel, entre outros.
Com o total de 18 leitos de UTI adulto, o setor disponibiliza em média 540 diárias para atendimento a pacientes críticos. No ano de 2022 foram realizados um total de 5.066 diárias. E para o ano de 2023 o setor estima realizar aproximadamente 6.000 diárias com atendimento à pacientes críticos.
A UTI do HRPC oferece apoio aos setores de urgência e emergência, internação, centro cirúrgico, serviço de diálise, além de receber pacientes através do serviço de regularização do Estado.
Para o coordenador de UTI, Carlos Santos, o processo assistencial se torna mais seguro e assertivo quando se possui profissionais de diversas especialidades trabalhando juntos, afim de prestar o melhor atendimento ao paciente. “O HRPC vem criando medidas de implementação que auxiliam na avaliação de pacientes críticos, além de realizar planejamentos que ofereçam um processo seguro para a alta da unidade”, disse o enfermeiro.
Para o diretor técnico, Rafael Freitas, dispor de um serviço de excelência na área de terapia intensiva traz segurança e confiança para que os profissionais que trabalham no hospital possam exercer suas atividades. “O HRPC é um centro hospitalar que realiza procedimentos de alta complexidade em diversas áreas, como por exemplo neurocirurgia. Tais serviços só são viáveis e só obtém o êxito que vem tendo devido à uma soma de fatores, dentre os quais dispor de unidades de terapia intensiva de qualidade como temos em nosso hospital“.
Morador de Capanema, Ivanildo dos Santos, 34 anos, foi encaminhado, via regulação, para fazer um procedimento de laparotomia exploradora, devido o quadro de abdome agudo obstrutivo. Ele fez a cirurgia e depois teve que ficar alguns dias na UTI. Agora, Ivanildo está em recuperação na enfermaria e já se prepara para receber alta médica. “Eu vim encaminhado e quando cheguei aqui fui logo atendido para no mesmo dia fazer a cirurgia. A equipe de enfermagem é bem atenta, com medicamentos na hora certa. Essa é a primeira vez que uso o serviço daqui e rapidamente foi resolvida minha situação”.
A UTI é composta por equipe multiprofissional, e conta com médico plantonista, médico diarista, fisioterapia plantonista e diarista, enfermeiro, técnico de enfermagem, fonoaudióloga, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico clínico, além de contar com apoio de diversas especialidades médicas, como, cardiologista, urologistas, neurologista, infectologista, nefrologista, cirurgiões dentre outras.
Serviço
O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HRPC
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas