A Prefeitura de Tracuateua, no nordeste paraense, com o apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), entregou a Biblioteca Municipal Francisco de Paula Pinheiro nesta quarta-feira (12). A Fundação investiu recurso próprio na infraestrutura e aquisição de equipamentos didáticos e tecnológicos. O município foi um dos beneficiados pelo edital de Cessão de Obras de Autores Paraenses, da FCP.
O objetivo do edital é ampliar o acervo dos espaços de leitura e promover a valorização da literatura e da história do Pará, além de buscar o livre acesso à leitura e informação em bibliotecas públicas municipais, escolares, hospitalares e espaços de ressocialização de internos do sistema penal.
A Fundação Cultural do Pará capacitou bibliotecários e padronizou o espaço. Por meio da Diretoria de Leitura e Informação e da Secretaria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a FCP investiu em ações na área da leitura, com doações de kits de livros e acervo para a brinquedoteca.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Tracuateua, a população agradece a entrega da biblioteca. "Com as visitas que começaram a ser feitas, percebemos que as pessoas já começaram a frequentar. No dia da abertura, tivemos mais de 60 pessoas no espaço", disse o secretário Elivan Padilha.
A Biblioteca Municipal Francisco de Paula Pinheiro possui um telecentro, equipado com sete computadores, e dispõe de uma praça digital destinada às pesquisas de alunos e frequentadores. O acesso aos equipamentos é totalmente gratuito. A Secretaria informa que está trabalhado em planos de ação para oferecer ao público programação cultural.
Fomento e capacitação -A Fundação Cultural esteve presente em todas as etapas de construção da Biblioteca. As obras foram acompanhadas pela Secretaria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, cuja titular, Marinilde Barbosa, ressaltou a necessidade de se manter o espaço "vivo". Segundo ela, já estão previstas oficinas e workshops de capacitação aos profissionais da Biblioteca e da rede de educação.
"Nós teremos a formação ministrada por técnicos da FCP, como 'A Brinquedoteca e suas contribuições para o brincar' e o workshop 'Atando laços na formação do leitor', que faz parte do Programa Leitura Por Todo Pará. O evento promove a reflexão a respeito da leitura, bem como o diálogo a partir da experiência leitora", explicou Marinilde Barbosa.
Após as capacitações, a Diretoria de Leitura e Informação vai promover oficinas de “Organização de Acervo” e “Automação de Bibliotecas”, parte do Projeto Biblivre, o qual visa gerenciar a circulação do acervo, que envolve os processos de consulta e devolução dos materiais. Essa formação vai preparar bibliotecários e profissionais que atuam em salas de leitura.
O município de Tracuateua também investiu em ônibus para trabalhos itinerantes, tendo como protagonista a Biblioteca Pública. Ainda neste ano, a Fundação Cultural do Pará, por meio da Coordenação de Promoção da Leitura, vai levar a Caravana da Leitura à Região de Integração Rio Caeté, para orientar os profissionais sobre trabalhos com a comunidade.
Texto: Álvaro Frota - Ascom/FCP
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva