Em alusão ao Março Lilás, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, realizou no final de semana um mutirão para o público feminino, voltado à prevenção do câncer do colo do útero. Entre exames realizados e agendamentos, foram 190 atendimentos, com a oferta de PCCU, também conhecido como Papanicolau, e colposcopia.
A campanha contou ainda com uma série de atividades, como orientações em psicologia e fisioterapia, homenagem às mulheres, distribuição de preservativos e brindes. Foram recebidas caravanas com mulheres de vários municípios. Houve também uma roda de conversa sobre a temática, com a participação da coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, Nicolli Mendes; da coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, Patrícia Martins; da secretária de Saúde do município, Waldimary Freitas; e de gestores do HRPC.
Segundo Patrícia Martins, o câncer de colo de útero é o mais incidente na região e o que mais mata as mulheres, mas que pode ser diagnosticado e prevenido. “Isso pode ser feito com a vacinação contra o HPV, com os preventivos ofertados para as mulheres de 25 a 64 anos e com os exames diagnósticos de colposcopia e biópsia, que detectam lesões precursoras da doença, para que não se torne um câncer. Todos estão disponíveis no HRPC. Por isso, é importante aproveitar a oferta desses serviços pelo SUS", pontuou.
Selma Dantas, de Belém, estava acompanhando uma paciente internada no hospital, mas quando soube do evento decidiu participar. “Eu sou paciente do Hospital Ophir Loyola e já tive a doença, mas consegui diagnosticar no início e fui curada. Fiquei sabendo dos exames que estão realizando no mutirão de hoje e são alguns dos que que tenho que fazer para levar para o especialista com quem faço meu tratamento. Então, não iria desperdiçar a oportunidade”, comentou.
Para a coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, Nicolli Mendes, é importante de trabalhar de forma integrada, com toda linha de cuidados, desde a atenção básica até atenção especializada, com uma rede de trabalho do município e Estado juntos. “Então, aumentar a cobertura vacinal e o acesso ao preventivo são as formas inicias de prevenção ao câncer do colo do útero”, destacou.
O diretor Executivo do HRPC, Marcelo Azevedo, ressaltou a parceria entre Governo do Estado e Secretaria Municipal de Saúde para a realização destes exames. "Ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado que estamos tendo hoje, com a adesão de nossas pacientes” enfatizou.
Dados- Segundo dados oficiais, o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e colorretal. Promovida pelo Ministério da Saúde (MS), a campanha "Março Lilás" tem como intuito conscientizar a população sobre a prevenção e o enfrentamento da doença, que ocupa a quarta causa de morte de mulheres no país.
Serviço:O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende 100% usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva