Para conscientizar a população sobre prevenção e tratamento contra a tuberculose, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da coordenação estadual de tuberculose promoveu uma ação de orientação e acesso ao tratamento da doença. O Solar da Beira, na feira do Ver-o-Peso, foi o local escolhido para a realização do evento, que ocorreu durante toda a manhã de domingo, 26.
A atividade é alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que foi comemorado no dia 24 de março. A ação foi aberta ao público em geral, que além de receber o serviço de orientação foi encaminhado para a realização do exame o chamado baciloscopia, conhecido também como exame de escarro.
Raimundo Tavares, de 62 anos, já teve a doença há três anos, mas voltou a sentir alguns sintomas como a tosse. Como soube da ação, decidiu passar no local para falar saber mais sobre a doença e como proceder. “Eu já tive a doença, mas vim aqui pra saber mais. Essas campanhas são muito boas até pra gente que já teve a doença. Já recebi o encaminhamento e vou pro posto de saúde. Quanto mais ações é melhor pra gente”, disse o aposentado.
Já Inildo Gomes disse que a iniciativa foi muito boa, principalmente, para quem vive uma rotina corrida durante a semana. Ele conta que está teve febre e convive com uma tosse há um mês. Com o encaminhamento recebido, o trabalhador já pretende buscar a unidade de saúde no início da semana para realiza o exame. “Passei por acaso e achei uma boa a iniciativa. É uma forma até de alertar a população sobre a doença, que às vezes tem os sintomas e desconhece. Eu não tenho tempo pra ficar indo sempre ao médico e essa oportunidade aqui foi de extrema importância”, pontuou o trabalhador.
A ação tem como objetivo falar sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e a importância da continuidade no tratamento da tuberculose. O técnico da coordenação de tuberculose, Erik Pinho, explica que é fundamental procurar o atendimento médico ao sentir os primeiros sintomas da doença e não interromper o tratamento para que o paciente tenha cura. “Um dos sintomas mais comuns são a tosse por mais de três semanas, febre vespertina e perda de peso. Ao sentir os primeiros sintomas, procure logo a unidade atendimento. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura”, destacou Erik.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir também outros órgãos. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre vespertina, cansaço, sudorese noturnos, emagrecimentos.
No entanto, a tuberculose é uma doença curável quase que em sua totalidade, mas é preciso seguir o tratamento e tomar os medicamentos regularmente. Todo o tratamento contra a doença é realizado nas Unidades Básicas de Saúde.
Texto: Tatiane Freitas
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva