Com objetivo de ampliar a prevenção e o enfrentamento a crimes cometidos contra a mulher, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), realizou capacitação sobre o Programa Pró-Mulher Pará para agentes de segurança e integrantes da rede de atendimento, nos dias 22 e 23 (quarta e quinta-feira), no Centro Regional do Governo do Oeste do Pará, área central de Santarém.
A capacitação, com carga horária de 8h/aula, contou com a participação de 58 profissionais das polícias Militar e Civil, além de gestores e profissionais que atuam nas delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam), Delegacias de Polícia (DP), agentes do município e que integram o Programa Pró-Mulher Pará - iniciativa que opera após chamadas de urgência e emergência pelo 190, vinculado ao Núcleo Integrado de Operações (Niop) de Santarém. O Programa executa ações de proteção e repressão qualificada em casos que envolvem mulheres em situação de violência doméstica.
Incluindo ações didáticas com ênfase no primeiro atendimento às vítimas, a capacitação exercitou práticas de acolhimento e humanização, a fim de potencializar a rede de apoio e garantir o direito das vítimas.
Para o diretor da DPS, tenente-coronel Castro Alves, a capacitação promoveu o equilíbrio entre conhecimento prático e social, além de debater técnicas na abordagem dos casos, com humanização na área de segurança pública, em especial aos agentes que operam na viatura rosa, exclusiva para atendimento à mulher.
Qualidade do serviço- “Estamos trabalhando através de uma revisitação do Pró-Mulher, principalmente dos agentes que operam nas viaturas rosa, para ajustar as necessidades de cada município, e assim capacitar os profissionais da segurança da melhor forma possível. Através dessa ação, temos como principal objetivo aumentar a qualidade da prestação do serviço de proteção e ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência, para que as mesmas denunciem e tenham o amparo necessário do Estado”, reiterou o tenente-coronel Castro Alves.
As capacitações prosseguem em outros municípios, como Altamira, na próxima terça-feira (28), para todos os agentes que atuam no Programa Pró-Mulher Pará.
Texto: Bianca Galhardo - Ascom/Segup
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva