Neste ano de 2023, a ONU definiu para o Dia Mundial da Água, celebrado na última quarta-feira (22), o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação aos usos e consumo de água.
Para contribuir com a reflexão, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, por meio da sua Comissão de Sustentabilidade (CS), promoveu, durante a manhã da quarta-feira, palestras para usuários e colaboradores, nas recepções Central e do Ambulatório de Especialidades do Hospital, com o objetivo conscientizar sobre a relevância da água para a sobrevivência e manutenção da vida humana, da fauna, flora e demais seres vivos que habitam o planeta, convidando os participantes a pensarem sobre o que cada um tem feito para ajudar o planeta.
Durante o evento, o presidente da CS, Fagner Reis, e o vice-presidente, Waldecir Castro, orientaram usuários que aguardavam atendimento, e colaboradores, sobre o uso racional de água, enfatizando que é necessário o esforço de toda a população para a preservação do recurso natural.
"A Comissão de Sustentabilidade faz campanhas regularmente, no Hospital Jean Bitar, com abordagens junto aos usuários e colaboradores, conscientizando sobre a importância de que cada um de nós façamos a nossa parte com relação ao uso racional dos nossos recursos naturais. O Dia Mundial da Água foi mais uma oportunidade que tivemos para enfatizar que a humanidade, seres vivos e ecossistemas dependem da água para a sobrevivência no planeta Terra, e que isso depende de nossas atitudes. Além disso, hoje tivemos mais uma preciosa oportunidade de repassar dicas e orientações sobre o uso do recurso natural de forma responsável, ampliando assim, o conhecimento socioambiental dos nossos usuários e colaboradores", destacou o presidente da Comissão de Sustentabilidade.
A usuária Helenice Albuquerque, moradora de Ananindeua, região Metropolitana de Belém, foi uma das participantes de uma das palestras.
"Eu já sabia que jogar pilhas e baterias nos rios é prejudicial aos mananciais, mas fiquei surpresa em saber que o Hospital Jean Bitar é um ponto onde podemos descartar esses materiais. Vou divulgar essa informação. Gostei muito das orientações para economizar água, pois isso, além de ajudar o planeta, reflete também na economia de dinheiro na hora de pagar a tarifa de água", disse.
Perfil -O Hospital Jean Bitar integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
A unidade é referência estadual em procedimentos gastrointestinais; no tratamento de doenças como obesidade, diabetes, com destaque para a realização de cirurgias bariátricas; no atendimento a usuários transgêneros e na realização de cirurgias otorrinolaringológicas.
O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto: Joelza Silva/Ascom HJB
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva