Quinta, 18 de Abril de 2024 21:51
Geral Pará

Polícia Militar começa o V Curso de Operações Especiais, em Belém

O Coesp aprimora técnicas para policiais militares que participam de missões extremamente perigosas, como ações anti-bombas

17/03/2023 23h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM
Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM

A Polícia Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (17), a aula inaugural do V Curso de Operações Especiais (V Coesp), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, com as presenças do comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior, e do titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado - responsável pela abertura da capacitação técnica, que deve durar 110 dias.

O curso teve 61 agentes de segurança pública inscritos, mas apenas 30 foram aprovados - 29 da PM do Pará e um da PM do Estado do Mato Grosso. A especialização tem carga horária de 1.460 horas/aula.

Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM
Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM
O Coesp promove capacitação e aprimoramento técnico aos policiais militares para missões que exijam especializações e doutrinas relativas às operações especiais. A conclusão do Coesp constitui critério indispensável para a inclusão ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME).

"Durante o V Coesp vamos preparar os policiais militares para atuarem em ocorrências extremamente perigosas, como novo cangaço, ações anti e contra bombas, atuações anti e contra o terror, atuações em pontos sensíveis, entre outros. É importante ressaltar, também, que é fundamental o candidato estar preparado nos aspectos físico, técnico e emocional", explicou o major Rocha, comandante do Bope.

Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM
Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM

Segundo o comandante do CME, coronel Araújo, "inicia hoje um curso macro, de grande relevância. É através do Coesp que o Bope, uma das nove unidades que integram o CME, aumenta e qualifica ainda mais seu efetivo. Os 30 candidatos selecionados para o V Coesp são experientes, já possuem outros cursos operacionais na carreira; não são aventureiros. Nossa torcida é para que concluam com êxito".

Investimentos- O V Coesp é a terceira qualificação oferecida entre os anos de 2019 e 2023 - período em que a unidade deixou de ser Companhia para se tornar Batalhão. Prestes a completar 30 anos de existência, o Bope está com a sede em reconstrução, no Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, e em abril deverá receber as novas instalações.

Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM
Crédito: Soldado Nazaré Barra - Ascom PM
"Já são mais de 46 mil ações formativas realizadas pela PM do Pará desde 2019. Isso demonstra todo o interesse do governo do Estado em investir na capacitação dos agentes de segurança pública. O V Coesp é um dos cursos mais onerosos, porque além dos treinamentos em solo paraense, vai possibilitar viagem de estudo a Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Paraná (PR) e Bahia (BA), onde eles terão capacitação em Ação Tática, Mergulho e Paraquedismo, e ainda vão praticar operações reais nos morros do Rio de Janeiro", informou o coronel Dilson Júnior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.