Sexta, 29 de Março de 2024 03:09
94992727888
Geral Pará

Em um ano de projeto, Biblioteca Itinerante do HRAS alcança mais de 1,5 mil usuários 

Iniciativa conta com mais de 300 obras doadas, além de revistas, materiais didáticos e caderno de desenho

16/03/2023 12h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Uma programação, com direito à visita de super-heróis e contação de histórias, foi realizada pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, para celebrar o primeiro ano de atividade do projeto Biblioteca Itinerante, na tarde da última quarta-feira (15).

O carrinho expositor personalizado, que circula semanalmente pelos andares da unidade, e que, geralmente, é conduzido pelos membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), chegou, dessa vez, de forma diferente na ala pediátrica. Ele foi guiado pelos personagens Homem-Aranha e Capitão América, proporcionando alegria e muita interação entre as crianças. 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A coordenadora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, ressaltou que a iniciativa, além de estimular a leitura, também tem o objetivo de levar entretenimento por meio de jogos de conhecimentos e desenhos para pintura. Atualmente, a biblioteca conta com mais de 300 obras, que incluem romances, ficção, quadrinhos, literatura religiosa e infantil, palavras cruzadas e caças-palavras e já beneficiou 1.534 usuários. “Através desse projeto, temos o intuito de reduzir o estresse, ansiedade e proporcionar uma experiência menos desgastante e mais agradável para os nossos pacientes durante o período de internação”, frisou.

O início da Biblioteca Itinerante também contou com o apoio da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), que doou 75 títulos à biblioteca do hospital, via "Portal do Conhecimento", projeto que estimula a doação de livros para bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, associações de moradores, organizações religiosas e instituições sociais.

Comemoração -Agatha Barros, de 9 anos, que está internada no HRAS há uma semana para tratar pneumonia, foi convidada pelo GTH para contar uma história para as outras crianças. Ela, imediatamente, topou o desafio. A narrativa escolhida para compartilhar foi “A menina que não gostava de comer frutas". E no final, incentivou os pequenos a comerem alimentos saudáveis. “Eu gosto muito de ler, até levo o livro para a cama. O último livro que eu li foi o da Bela e a Fera. Eu também vi o filme”, contou.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Sem conseguir conter a alegria de ver seus super-heróis favoritos, Ryan Guimaraes, de 6 anos, que está no final do tratamento de pneumonia, apertou a mão, abraçou e ainda fez uma videochamada para mostrar os personagens ao seu pai. “Eu gosto muito, muito dos dois”, sorriu.

A mãe de Ryan, a dona de casa Rayana Santos, de 22 anos, aprovou a ação. “Eu amei, foram sete dias difíceis e em breve vamos receber a alta hospitalar. Essa ação foi um presente. Ele praticamente não desgrudou dos super-heróis”, disse.  

Parcerias -O diretor geral do Abelardo Santos, Jean Cleber, destacou que a unidade possui uma quantidade significativa de pacientes e acompanhantes, e por este motivo, as doações de obras literárias em bom estado de conservação, jogos de conhecimentos e brinquedos pedagógicos são sempre bem-vindos. 

“As pessoas interessadas em contribuir com o projeto podem deixar as suas doações na portaria principal da unidade, a que está localizada na avenida Augusto Montenegro aos cuidados do setor de humanização. Nosso objetivo é estimular a leitura dentro do hospital e, assim, fazer com que essa prática, se estenda para a casa, principalmente, para as crianças", ponderou o gestor.

O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado, sendo administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto:Ascom Hospital Regional Dr. Abelardo Santos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 23h02
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

24° Sensação
0.51 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (9.15mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva
Amanhã (31/03)

Mín. 23° Máx. 30°

Chuva