Quinta, 28 de Março de 2024 15:57
94992727888
Geral Pará

Obras de reconstrução do Terminal Hidroviário de Bagre avançam, no Marajó

Novo equipamento hidroviário será mais seguro e confortável, beneficiando os mais de 31 mil moradores locais e também os visitantes do município

16/03/2023 09h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Ascom CPH
Crédito: Ascom CPH

As obras de reconstrução do Terminal Hidroviário do município de Bagre, no Marajó, seguem em andamento e já alcançam cerca de 60% dos serviços executados. O trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), irá garantir um novo equipamento hidroviário, mais seguro e confortável, beneficiando os mais de 31 mil moradores locais e também visitantes do município. 

Iniciado em setembro de 2021, o projeto de reconstrução do equipamento público conta com investimento de aproximadamente R$2,6 milhões. O novo terminal está localizado na Avenida Barão do Rio Branco. Quando concluído, o espaço será equipado com novas cadeiras, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. 

Crédito: Ascom CPH
Crédito: Ascom CPH
O conjunto naval do terminal será constituído por uma rampa metálica de 20 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento. Por conta da variação do nível do rio, o conjunto contará com um sistema de articulação para acompanhamento do movimento realizado pelo flutuante, possibilitando sua fixação de modo seguro. A rampa metálica e o flutuante possuem coberturas metálicas para proteção dos usuários em meio à chuva ou demais eventos climáticos.

O engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, destaca que o porto está sendo construído com base nas normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e que os serviços seguem de acordo com o cronograma estabelecido. “O Terminal Hidroviário de Bagre vai beneficiar toda a população de Bagre e facilitar o escoamento da produção local, auxiliando no desenvolvimento da economia e também do turismo na cidade e na região do Marajó” pontuou. 

Crédito: Ascom CPH
Crédito: Ascom CPH
Atualmente, as equipes se concentram na execução de alvenaria da fachada e dos ambientes internos e concretagem de pilares do terminal. As frentes de trabalho também avançam na colocação do piso de concreto do convés principal do flutuante, que, assim como a rampa metálica, já foi devidamente instalado. 

Marajó -As obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Bagre fazem parte de um pacote de investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da CPH, na construção e reconstrução de terminais hidroviários em municípios da ilha do Marajó.

Somente no ano de 2022, foram entregues cinco novos terminais hidroviários, localizados nas cidades de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel, representando um investimento superior a R$12 milhões. 

Outras 10 obras seguem em andamento e vão garantir outros novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Afuá, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

35° Sensação
1.54 km/h Vento
69% Umidade do ar
100% (9.15mm) Chance de chuva
Amanhã (29/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva