Sexta, 29 de Março de 2024 01:47
94992727888
Geral Pará

Procon Pará celebra Dia do Consumidor com programação na UsiPaz Guamá

Moradores do bairro e de áreas próximas receberam informações sobre produtos impróprios e participaram de oficinas de reciclagem e reaproveitamento de alimentos

15/03/2023 23h20
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Wagner Almeida/ NCS Sejudh
Crédito: Wagner Almeida/ NCS Sejudh

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejuh), por meio do Procon do Pará, realizou nesta quarta-feira (15), na Usina da Paz Guamá, em Belém, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Consumidor - 15 de Março, em parceria com diversos órgãos estaduais e federal, e representantes da sociedade civil. A iniciativa reuniu moradores do bairro do Guamá e adjacências, que receberam informações sobre direitos do consumidor, aprenderam sobre produtos impróprios, participaram de oficinas de reciclagem e reaproveitamento de alimentos, entre outras ações.

A diretora do Procon do Pará, Gareza Moraes, destacou a importância de celebrar a data e da união dos diversos órgãos públicos pela defesa dos direitos do consumidor. “Escolhemos fazer no dia de hoje uma ação de orientação, com o tema do consumo consciente, que é uma diretriz trazida pelo governo do Estado para nortear todas as ações neste ano, até pelo nosso interesse em sediar a COP-30 (conferência climática)”, ressaltou.

Fiscais do Procon montaram uma feira do produto impróprio para alertar os consumidores sobre informações importantes na hora de comprar um produto. “Estamos mostrando a importância de o consumidor buscar as informações corretas na hora de adquirir um produto ou serviço. No caso específico de produtos, são fundamentais informações como prazo de validade e origem e registro nos órgãos de inspeção sanitária, que normalmente constam da embalagem dos produtos”, orientou Gareza Moraes.

Crédito: Wagner Almeida/ NCS Sejudh
Crédito: Wagner Almeida/ NCS Sejudh

A promotora do Consumidor, Joana Coutinho, disse que a data de 15 de Março é apenas um dia simbólico, pois todos os dias, em todas as relações de consumo, o consumidor precisa ter os seus direitos resguardados. “Todos os dias, o consumidor precisa observar os produtos e serviços oferecidos no mercado, para que esteja tudo dentro da legislação em termos, por exemplo, de qualidade e procedência”, frisou.

Informação acessível- A dona de casa Maria Albuquerque, 48 anos, moradora do bairro do Guamá, foi à UsiPaz levar o filho às aulas de judô e aproveitou as informações sobre seus direitos como consumidora. “É sempre bom poder relembrar os direitos que temos, e que às vezes deixamos passar batido. Importante ter isso de maneira acessível e clara”, disse Maria Albuquerque.

Crédito: Wagner Almeida/ NCS Sejudh
Crédito: Wagner Almeida/ NCS Sejudh

Além do Procon e Ministério Público, participaram da programação, das 08 às 17 h, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), concessionária de energia Equatorial e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 23h02
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

24° Sensação
0.51 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (9.15mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva
Amanhã (31/03)

Mín. 23° Máx. 30°

Chuva