Com o objetivo de discutir ações que visem o prosseguimento do avanço da ciência no Pará, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) está participando do Encontro das Diretorias Científicas, Técnicas e de Inovação das Fundações de Amparo à Pesquisa, que acontece até esta sexta-feira (28), em Curitiba, no Paraná.
O ciclo de conversas entre as Faps de todo o país ocorre durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerado o maior evento de divulgação científica da América Latina, que também está sendo realizado na capital paranaense.
Em pauta, temas importantes para o crescimento científico paraense, como Ciência Aberta, Pesquisa Orientada à Missão, Indicadores e a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na oportunidade, os representantes compartilham experiências, discutem assuntos de interesse comum e propõem ações conjuntas para o avanço da ciência em todos os estados brasileiros.
“Essa oportunidade de integração dos diretores científicos é um momento de extremo valor, pois temos a oportunidade de conhecer diversas iniciativas para solucionar entraves comuns ao ambiente das FAPs, bem como alinhar ainda mais nossas atuações, otimizando, assim, nossas contribuições não só à ciência paraense, mas também às outras comunidades científicas estaduais”, disse o diretor-científico da Fapespa, Deyvison Medrado, que representa a instituição no encontro.
O Encontro das Diretorias Técnicas das Fundações de Amparo à Pesquisa é realizado pelo Conselho Nacional das FAPs (Confap) e pela Fundação Araucária, responsável pelos investimentos em ciência, tecnologia e inovação no Paraná.
De 27 a 30 de setembro, em Santarém, será a vez da Fapespa, em conjunto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), reunir com o Conselho Nacional das FAPs no Fórum Nacional Confap e Consecti, mais uma oportunidade para destacar as políticas para a pesquisa e inovação realizadas pelo governo do Pará e mostrar as potencialidades turísticas da cidade da região do Baixo Amazonas.
Incentivo à ciência –Em junho, a Fapespa lançou uma chamada ofertando até 1.300 bolsas de Iniciação Científica (IC), com o prazo de submissão encerrado no último dia 14 de julho. Em seguida, a Fundação tornou pública a oferta de até 200 bolsas de Mestrado, com propostas sendo inscritas até esta sexta-feira (28). Já a submissão de propostas para as 150 bolsas de Doutorado encerra na segunda-feira (31). Mais informações na página oficial da Fapespa www.fapespa.pa.gov.br.
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas