Nesta quarta-feira, 28, o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu com empresários e representantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em São Paulo. A convite do presidente da Federação, Isaac Sidney, o chefe do executivo falou sobre a agenda da sustentabilidade, mercado de carbono e o controle do desmatamento na Amazônia.
Em reunião com representantes da Febraban, Helder Barbalho destacou que Brasil deve liderar uma agenda sustentável“Nós estamos enfrentando os desafios e buscando oportunidades, de forma que o mercado financeiro possa atuar cada vez mais neste momento em que o Brasil deve liderar em favor dos desafios climáticos, na agenda da sustentabilidade e do mercado de carbono", afirmou o governador Helder Barbalho.
O Chefe do Executivo paraense acrescentou: "nós temos dialogado no que diz respeito a mensagem do combate às ilegalidades ambientais porque não é possível que nós possamos ofertar qualquer tipo de agenda continuando a ter a fotografia de que o brasil pactua com as ilegalidades ambientais. Nós, no estado do Pará, temos feito isso de maneira muito firme, não é um desafio simples, mas os resultados surgem”.
Na reunião, também estavam presentes o CEO do Bradesco, Octavio de Lazari, presidente do Conselho, e demais dirigentes de instituições financeiras e empresários. A visita à sede da Federação faz parte dos encontros periódicos realizados pela instituição desde 2021, com representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de autoridades internacionais.
"Nós iremos estudar os avanços técnicos, colocados um a um aqui, para fazermos uma linha direta e aprofundar o assunto. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho que vem sido desenvolvido”, explicou Octavio de Lazari.
Selo Verde
Durante a reunião, foi apresentada a plataforma pública de rastreabilidade Selo Verde, criada para oferecer transparência de informações na rastreabilidade da cadeia produtiva da pecuária em todo o território paraense. Na oportunidade, o governador ofereceu a plataforma, para que a Febraban possa utilizar o recurso.
“Eu gostaria de oferecer à Febraban a plataforma Selo Verde, para utilização de recursos. A partir do caso de sucesso do estado do Pará, nós estamos colocando a disposição da federação para estudo, para que seja customizado dentro dos critérios estabelecidos, para que isso possa ser transformado e utilizado. Para nós, seria muito importante, ter a Febraban junto conosco neste processo que reforça ainda mais as plataformas de transparência que estamos adotando para a produção e controle da pecuária em nosso estado”, explicou o chefe do executivo.
“Foi uma excelente repercussão dentro do conselho. O governador ofereceu a plataforma Selo Verde para que a Febraban possa assumir como uma parte da análise de integridade dos financiamentos, além dos desafios do mercado de carbono. Foi uma reunião excelente, que devem ter bons resultados em parceria com o Estado do Pará e a Febraban”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Mauro O’ de Almeida.
Texto de Ana Thaynara
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva