A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA), por meio do Programa Estadual de Agrotóxicos, participou na última quarta-feira (21) da entrega do primeiro posto de coleta de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos em Altamira, na região de integração do Xingu.
Com capacidade inicial para receber 80 toneladas de embalagens por ano, o Posto é credenciado ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entidade que promove a correta destinação das embalagens vazias de agrotóxicos e responsável por operacionalizar a logística reversa das embalagens no país.
Atualmente, existem seis unidades de descarte no Pará. Além de Altamira, o novo posto atenderá os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Placas, Senador José Porfírio e Uruará.
A unidade será gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários de Altamira e Região Transamazônica (ACIART).
“O produtor rural chega a qualquer loja credenciada à Associação, vai comprar seu produto com a nota fiscal e o receituário agronômico, e lá, na nota fiscal terá o local e data para devolver. Quando ele traz a embalagem para o posto, um técnico nosso, devidamente vestido com o EPI, receberá essa embalagem. À medida em que for recolhendo as embalagens e atingir o limite de 70% de armazenamento, nós comunicamos o InPEV para recolher e reciclar. Então, nós estamos aqui para receber e fazer o ciclo completo de retorno da embalagem”, explicou Fábio Dias Lopes, presidente da ACIART.
Para os demais municípios, será criado um calendário de retirada itinerante.
“O produtor rural de Altamira entregará aqui mesmo no município. Nos outros municípios da região, nós vamos criar um calendário e um local adequado cedido pelas prefeituras para receber as embalagens, e no momento da devolução, o produtor receberá uma notificação de que ele entregou a embalagem vazia. A Associação vai arcar com toda despesa da coleta itinerante“, detalhou Lopes.
No Pará, a Agência de Defesa fiscaliza o uso correto de agrotóxicos nas propriedades rurais, a comercialização do produto pelas revendas e também orienta e acompanha a devolução de embalagens desses produtos após a sua utilização na natureza. Para Luiz Guamá, gerente do Programa Estadual de Agrotóxicos da Adepará, a entrega do posto representa um passo importante no desenvolvimento de uma produção agropecuária mais sustentável.
“A devolução correta de embalagens contribui para diminuir o impacto da emissão de gás carbono na natureza e cumpre a legislação que disciplina a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos, que estabelece a responsabilidade compartilhada por todos os elos da cadeia: agricultores, revendedores, fabricantes e o poder público”, ressaltou.
Na ocasião estiveram presentes representantes de diversas instituições públicas, como o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira, além de representantes de setores do agronegócio, produtores rurais e donos de revendas que comercializam os defensivos agrícolas na região.
“Esse posto vem atender uma importante região do estado, onde predomina a produção de cacau e a pecuária. Os agricultores terão essa unidade à disposição a fim de que a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas seja realizada de forma ambientalmente correta”, destaca Ana Telma Soares, coordenadora Regional de Operações do inpEV.
Serviço:O posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos está localizado na Estrada da Cachoeirinha, Km 04, Lote 70, em Altamira.
Mais informações sobre o inpEV no site: www.inpev.org.br
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva