O Diário Oficial do Estado (DOE) completa 132 anos de fundação, neste domingo (11), e vem se mantendo como um sistema moderno e seguro composto por várias etapas que verificam minuciosamente as informações do cliente e garantem à sociedade a transparência dos atos públicos e privados nas matérias publicadas diariamente no site da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa).
Imprensa Oficial do Estado é uma instituição centenária e dispõe de modernas instalações no bairro do Marco, em BelémPresidente da Ioepa, Jorge Panzera enfatiza que o DOE é uma publicação que garante a transparência e o controle público sobre os recursos do Estado, além de contar a história do Pará. "Nesse último período, nós modernizamos ainda mais o nosso Diário Oficial, agora um dos mais modernos do Brasil, apto para comemorar mais anos ainda de existência. São 132 anos funcionando como uma ferramenta de transparência e comunicação do governo do Pará", sinalizou.
Criado para dar visibilidade aos atos governamentais, o DOE teve sua primeira edição impressa em 11 de junho de 1891, quase um ano após a criação da Imprensa Oficial do Estado, em 14 de abril de 1890, por meio do decreto estadual nº 137, assinado pelo governador Justo Leite Chermont. De lá para cá passou por várias transformações conforme as mudanças de governo e cenário da época, sempre se modernizando para atender ao seu público alvo - a sociedade paraense, até chegar a ser publicado de forma 100% online, com a eliminação da versão impressa em 2019.
Todos os dias são publicadas portarias de nomeações, diárias, licenças, exonerações, licitações, decretos e outros instrumentos normativos dos órgãos e secretarias do governo, além de balancetes e matérias de empresas privadas e de prefeituras municipais. As matérias são enviadas pelo sistema eDiário e passam pelo processo de revisão e diagramação até serem publicadas em edições que ultrapassam 150 páginas do tablóide digital e dependem do volume de matérias expedidas pelos órgãos.
Segundo o coordenador do setor de Cobrança e Faturamento da Ioepa, Bruno Moraes, essas publicações são impressas todos os dias para registro de quais órgãos e quais publicações foram feitas. "Nós fazemos uma fatura diária de cada órgão e no final de cada mês nós fechamos a fatura, registrando no nosso sistema e enviando para os clientes", explicou ele.
O DOE é fundamental também para tornar públicas as ações das empresas privadas, de associações e de sindicatos. "Eu já publicava no DOE desde o tempo em que comprava aqui na loja o jornal e agora está tudo online. A mudança foi muito grande, agora eu publico e procuro na internet sem nem sair de casa", declarou Alcir de Souza, que trabalha em um sindicato de trabalhadores em Hotéis de Belém.
Segundo o coordenador de suporte do Núcleo de Tecnologia da Informação, da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), Raimundo Rodrigues, o sistema eDiário foi desenvolvido na própria imprensa e resiste, em média, a mais de oito mil ataques de hackers por mês. "São ataques de força bruta, mas como nosso sistema é bem protegido, dificilmente esses ataques têm êxito", acrescentou.
Serviço:
Os interessados em saber mais sobre o Diário Oficial do Estado podem acessar o site da Ioepa: www.ioepa.com.br
Com informações de Viviane Tamyres
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 24°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas