Quinta, 25 de Abril de 2024 18:27
94992727888
Geral Geral

Hoje é Dia: luta dos povos indígenas e internet segura são destaques

Confira as principais datas da semana entre 5 e 11 de fevereiro

05/02/2023 08h40
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A semana entre os dias 5 e 11 de fevereiro reserva três datas que dialogam diretamente com a conscientização da população. No dia 7 é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data foi criada em 2008 e chama a atenção para as questões ligadas aos povos originários do Brasil - como a crise humanitária Yanomami, em Roraima.

Em matéria publicada em 2017, a Agência Brasil enumerou os direitos assegurados pela Constituição de 1988 aos povos indígenas . Foi a partir daí que passou a ser garantido o respeito e a proteção à cultura das populações originárias.

Um episódio de 2013 doCaminhos da Reportagem(Indígenas: a luta dos povos esquecidos), daTV Brasil, percorreu o país para mostrar a luta dos indígenas para permanecer na terra de seus antepassados. Assista:

O dia 11 de fevereiro tem duas datas importantes para o campo da ciência e tecnologia. A participação das mulheres na ciência é celebrada desde 2015 pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O programaCiência é Tudo, daTV Brasil, trouxe um episódio sobre a data, falando sobre o espaço que as mulheres têm na construção do saber científico, além de trazer histórias de mulheres inspiradoras e que ajudaram a chegar às grandes descobertas da ciência:

A outra efeméride do dia 11 é o Dia Internacional da Internet Segura. A data é de suma importância para destacar questões como privacidade de dados, ameaças cibernéticas e o bom uso das ferramentas de tecnologia. AAgência Brasiljá fez matérias (como em 2014 e 2021 ) sobre o assunto.

Escritores célebres e o papa que renunciou

A semana também conta com datas dedicadas à memória de nomes históricos no mundo da literatura. No dia 6 de fevereiro, o nascimento do filósofo, escritor e orador português Padre Antônio Vieira completa 415 anos. Em 2008, o programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, reconstituiu a trajetória desse personagem da história brasileira:

No dia 8, o nascimento do escritor francês Júlio Verne, autor de obras como20 mil Léguas SubmarinaseViagem ao Centro da Terra, completa 195 anos. Sua história foi contada em 2015 peloPortal EBC. Já no dia 10, o nascimento do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht completa 125 anos. Em 2014, oHistória Hoje, veiculado pelaRadioagência Nacional, resumiu a vida e a obra de Brecht :

Nesta semana, a renúncia de Joseph Ratzinger ao papado completa 10 anos. Foi em 11 de fevereiro de 2013 que o papa Bento XVI (que morreu em dezembro de 2022) anunciou que deixaria o cargo . Foi a primeira renúncia de um papa na era moderna. Bento XVI, que ficaria conhecido como papa emérito, foi sucedido pelo atual papa, Francisco.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

5 a 11 de fevereiro de 2023

5

Nascimento do organista, professor e compositor fluminense Antônio Silva (115 anos)

Dia Nacional da Mamografia

6

Nascimento do filósofo, escritor e orador português Padre Antônio Vieira (415 anos)

Acidente aéreo de Munique com a equipe do Manchester United (65 anos)

7

Nascimento do cantor fluminense Paulo Fortes (100 anos)

Nascimento do jornalista, crítico musical e pesquisador musical paulista José Ramos Tinhorão (95 anos) - o acervo de Tinhorão foi comprado pelo Instituto Moreira Salles, que o digitalizou e o disponibiliza abertamente na internet

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas - instituído pela Lei Nº 11.696 de 12 de junho de 2008

Dia Nacional do Trabalhador Gráfico - data criada em 1923, em razão de uma greve praticada por profissionais gráficos, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos

8

Nascimento do escritor francês Júlio Verne (195 anos) - autor de “20 mil Léguas Submarinas” e “Viagem ao Centro da Terra”

Nascimento do compositor e pianista paulista José Antônio Rezende de Almeida Prado (80 anos) - membro da Academia Brasileira de Música, considerado um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil

Morte do cantor e compositor paulista Otávio Henrique de Oliveira, o Blecaute (40 anos) - atuou na Rádio Nacional. Era também conhecido pela alcunha de “General da Banda”, devido a seu maior sucesso, a marchinha de Carnaval homônima

10

Nascimento do dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht (125 anos) - seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo

11

Papa Bento XVI anuncia que renunciará ao pontificado (10 anos)

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência - data aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência

Dia Internacional da Internet Segura

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 18h02
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

35° Sensação
1.03 km/h Vento
69% Umidade do ar
100% (2.85mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas