Sexta, 26 de Abril de 2024 06:44
94992727888
Geral Pará

Moradoras de Alter do Chão participam de capacitação promovida pela Cosanpa

Em Santarém, a Companhia de Saneamento continua as obras do novo sistema de abastecimento de água e da rede de esgoto

23/01/2023 18h30
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou 2023 promovendo cursos profissionalizantes em diversos municípios. Em Santarém, na região Oeste, moradoras da vila balneária de Alter do Chão foram beneficiadas com o curso de produção de doces e salgados. Promovida pelo setor de Programas Sociais da Cosanpa, a capacitação é gratuita e ocorre em municípios onde há obras da Companhia em andamento. A iniciativa permite que mulheres adquiram conhecimentos para ter acesso a uma nova fonte de renda.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A oficina foi realizada no período de 16 a 20 de janeiro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, onde as participantes aprenderam a fazer salgados e bolos de festas.

Daniele Aparecida, moradora de Alter do Chão, disse que o curso foi uma oportunidade de ajudar não só as moradoras da região, mas também contribuir para o desenvolvimento local. “Durante o curso aprendi técnicas novas. Eu já trabalhava com alimentação, mas peguei dicas que vão de como lidar com público até a questão do uniforme a ser usado. Sou muito grata à equipe da Cosanpa por essa oportunidade", acrescentou Daniele.

A

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
técnica social da Companhia de Saneamento, Gracilene Manço, ministrou a oficina. Segundo ela, durante as aulas as participantes receberam todo o material do curso, e no encerramento das atividades, os certificados de conclusão.

“O curso foi ótimo! Ajudou a aprimorar meu trabalho, além de ter outra visão do empreendedorismo. No curso vi que é possível ganhar meu próprio dinheiro trabalhando em casa. Só tenho a agradecer a toda equipe da Cosanpa", declarou Yasmin Reis, participante da oficina.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Novo sistema- A Cosanpa prossegue as obras do projeto de implantação do novo sistema de abastecimento de água em Santarém. A obra contempla a construção de 13 poços profundos, com 250 metros; três casas de química; sete reservatórios apoiados (RAP) e reconstrução de dois, com capacidade total para armazenamento de 2.450 metros cúbicos (m³); edificação de três reservatórios elevados (REL) e reconstrução de um, totalizando 1.200 m³, e a instalação de adutoras de água tratada e água bruta. Após a conclusão, a obra vai garantir mais de 25 mil ligações domiciliares, com a implantação de 18.287 hidrômetros.

Os investimentos em água de qualidade e saneamento no município estavam paralisados desde 2016, penalizando a população com a precariedade do fornecimento. Em outubro de 2019, o projeto foi retomado, contemplando as redes de abastecimento de água e esgoto.

De acordo com a Cosanpa, o novo sistema representa um investimento de quase R$ 180 milhões, feito pelo Governo do Pará para atender 150 mil habitantes em Santarém. A entrega do novo sistema de abastecimento de água está prevista para junho de 2024.

Texto: Meliny Campos – Ascom/Cosanpa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 06h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
0.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (7.26mm) Chance de chuva
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (28/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas