GARRATELECOM
Pará

Semas anuncia novo endereço para entrega voluntária de animais silvestres

A entrega é realizada de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira 

23/01/2023 17h15
Por: Redação
Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Entregas voluntárias de animais silvestres feitas pela população, em Belém, para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) devem ser realizadas, a partir desta terça-feira (24), no prédio da Semas localizado na Travessa Lomas Valentinas, 2100, entre as avenidas Rômulo Maiorana e Almirante Barroso (ao lado do Bosque Rodrigues Alves), de 8h às 12h. Preservar a fauna silvestre é o principal objetivo da Semas ao acolher esses animais. 

Os agentes fiscais da Gerência de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Diretoria de Fiscalização da Semas, orientam que os animais recebidos pelo órgão ambiental do Pará, por entrega pessoal voluntária ou por outros órgãos ambientais, são soltos após triagens e recuperação física, em ambientes naturais, adequados às espécies.

A Semas, depois de receber os animais silvestres, faz o encaminhamento deles para avaliação veterinária de instituições parceiras. Se for considerado saudável e apto para viver na natureza, o animal é reintroduzido em seu habitat. Caso contrário, é encaminhado para mantenedores, também parceiros da Secretaria. Quando são animais ameaçados de extinção, a Semas mobiliza o responsável pela proteção dessas espécies.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
“A população precisa saber do novo endereço e fazer a entrega voluntária de animais que estão sob sua posse de forma ilegal e dos que sejam encontrados em locais inapropriados. A gente faz o recebimento, mas quando for situação de emergência e de risco para o animal, é necessário contatar o BPA (Batalhão de Polícia Ambiental) através do 190”, alerta o coordenador de fiscalização ambiental da Semas, Tobias Brancher.

Denúncias envolvendo situação de maus-tratos, caça e pesca ilegais e tráfico dos animais silvestres devem ser encaminhadas à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil. Pedidos de resgates podem ser feitos para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelo número 190.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Serviço: A entrega voluntária de animais silvestres pode ser feita na Semas Bosque, localizada na Travessa Lomas Valentinas, 2100, entre Rômulo Maiorana e Almirante Barroso, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários