Sexta, 19 de Abril de 2024 01:51
Geral Pará

Hospital Abelardo Santos promove bingo com reflexões sobre saúde mental

Usuários e acompanhantes participaram da atividade, que incentiva a interação social e o bem-estar

22/01/2023 17h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Internado desde o dia 24 de dezembro passado no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, José Francisco da Cruz, 55 anos, já conta os dias para voltar a sua casa. Morador do distrito de Mosqueiro (pertencente à capital), ao chegar à unidade para uma consulta ambulatorial, ele foi informado que precisaria ficar hospitalizado para tratar problemas renais.

No ambiente hospitalar, diariamente ele procura meios para amenizar a ansiedade e o estresse. Nesta semana, o pastor foi surpreendido com uma programação especial, que incluiu bingo e brindes. “Eu gostei bastante do bingo. Saí recentemente da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e voltei muito agitado. Esse tipo de ação nos proporciona a socialização com as pessoas. É muito bom poder conversar, brincar e distrair a mente”, disse o paciente.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Realizada nesta semana, a programação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) foi alusiva à campanha Janeiro Branco, que visa à conscientização e prevenção da saúde mental. Nas varandas do 7º e do 9º andar do Hospital Abelardo Santos, pacientes e acompanhantes com a cartela nas mãos participaram do bingo. Os números foram substituídos por palavras relacionadas ao bem-estar mental.

Reflexão- Outra participante da iniciativa foi Socorro Ramoa, 58 anos. A dona de casa está acompanhando o marido, internado no HRAS há 47 dias para tratamento renal. O casal, que reside no município de Concórdia do Pará, na região Nordeste, aproveitou o momento de lazer. "Eu amei esse bingo. Geralmente, a gente vê com números, e esse com palavras reflexivas nos ajuda a pensar em nosso bem-estar", disse Socorro Ramoa.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Segundo Luanda Campos, terapeuta ocupacional do HRAS, o primeiro mês do ano é propício para as pessoas analisem como estão vivendo, o que estão sentido e o motivo de suas existências. "Dessa forma, a campanha Janeiro branco propõe uma reflexão sobre emoções, autocuidado e saúde mental”, observou.

Dinâmica- Já usado em outras atividades no HRAS, o bingo é uma estratégia que promove interação social. "Por meio da brincadeira, que traz uma mensagem positiva aos nossos pacientes, promovemos uma reabilitação prazerosa, através de ações que envolvem o lazer", acrescentou a terapeuta ocupacional Danielle Ferreira.

A programação se estenderá aos profissionais da unidade nos próximos dias, por meio de rodas de conversa e sessões de relaxamento.

Acolhimento- Os projetos voltados à saúde mental são desenvolvidos constantemente no HRAS. Durante o ano todo, a unidade conta com uma psicóloga para atender a todos os funcionários que enfrentam alguma dificuldade, por meio do Projeto Escuta do Colaborador.

Para o diretor-geral do HRAS, Jean Cleber, é importante desmistificar a questão da saúde mental, para que as pessoas compreendam sua importância e recorram à ajuda, quando necessário. “Ainda existe muito preconceito sobre cuidar do psicológico e buscar ajuda. Por este motivo, debater esse tema abertamente é relevante”, afirmou.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Prevenção- A campanha Janeiro Branco, criada em 2014, visa chamar a atenção da sociedade sobre o tema, buscando estratégias políticas e sociais para que o adoecimento emocional seja conhecido, prevenido e combatido. Janeiro foi escolhido por ser símbolo de recomeços, um período quando normalmente as pessoas param e refletem sobre suas vidas e fazem planos. Já a cor branca simboliza o recomeço, pois em uma tela em branco as pessoas podem pintar, desenhar e escrever o que quiserem.

O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.