Sexta, 26 de Abril de 2024 10:07
94992727888
Geral Pará

UsiPaz Icuí-Guajará tem final de semana com 'portas abertas' para a saúde

Usina da Paz e Unama realizaram diversas ações no sábado, e no domingo a Sespa oferece serviços do "Ter Saúde"

21/01/2023 16h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Semana de Atividades de 2023 na UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), foi aberta neste sábado (20) com o Projeto “Portas Abertas”, uma parceria com a Universidade da Amazônia (Unama) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que ofereceu vários serviços de saúde, como testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites; atendimento odontológico, ginecológico e em nutrição; avaliação física e vacinação contra Covid-19 e Influenza. A programação marcou a retomada das atividades na Usina neste ano, e deve ocorrer mensalmente.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
“Eu estava há 10 meses buscando uma consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) aqui perto e nunca tinha material para fazer limpeza nos dentes. Cheguei aqui e em menos de meia hora fui atendida, e ainda fiz teste de doenças”, disse a dona de casa Luci Barbosa, que há 36 anos mora no Icuí. Luci contou ainda que sempre busca os atendimentos da UsiPaz, e já conseguiu a segunda via da carteira de identidade em outra ação da Usina. “É muito importante que essas ações estejam acontecendo, porque a gente tem muita dificuldade pra conseguir atendimento nos postos. Estou feliz de ter vindo aqui e já ter feito tudo o que eu precisava”, acrescentou a dona de casa, que também levou o marido para ser atendido.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Parceria inédita- O coordenador da UsiPaz do Icuí-Guajará, João Gabriel Santos, informou que a parceria inédita com a Unama veio como resposta às demandas da comunidade. “Muitos moradores vinham aqui aos sábados para utilizar a quadra e a parte desportiva, e pediam por esse atendimento na área da saúde, também. Agora estamos conseguindo atender de forma mais ampla”, disse o coordenador.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Para a reitora da Universidade da Amazônia, Bethânia Fidalgo, o “Portas Abertas” é mais uma forma de dar retorno à população, com serviços que a Unama já oferece em seus campi. “Eu acredito que nós fomos a primeira instituição de ensino a entrar como parceira deste projeto exitoso, as Usinas da Paz. Nós já estamos no dia a dia das UsiPaz com atendimento jurídico. Nada mais justo que agora possamos ampliar essa prestação de serviços”, explicou a reitora, informando que o projeto deve ocorrer todos os sábados de forma itinerante nas UsiPaz.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Ações no domingo- Além do Projeto “Portas Abertas”, a UsiPaz Icuí-Guajará recebe neste domingo (22) o “Ter Saúde”, programa da Sespa realizado neste sábado (20) no bairro do Guamá. Os serviços médicos oferecidos incluem consulta em clínica geral, pediatria e ginecologia; testagem rápida para sífilis, hepatites e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis); avaliação nutricional; palestra sobre higiene bucal; farmácia; aplicação de vacinas contra Covid-19, tríplice viral e HPV, e também emissão do passe-livre para idosos e acompanhantes.

O “Ter Saúde” ocorrer das 08 às 13 h, na UsiPaz Icuí-Guajará, na Estrada do Icuí com Avenida Independência, em Ananindeua.

Texto: Dani Franco – Ascom/Seac

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 09h02
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

26° Sensação
0 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (7.26mm) Chance de chuva
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (28/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas