Morador do bairro do Guamá, em Belém, Marcos Carneiro, de 49 anos, retornou para uma consulta de rotina no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Região Metropolitana de Belém.
No fim de maio, ele fez uma cirurgia no antebraço esquerdo, após uma fratura exposta causada por uma queda de bicicleta. Ele ficou 13 dias internado na unidade, em recuperação.
“Eu fui muito bem atendido pela equipe, desde a minha entrada até a saída. A cirurgia foi tranquila e tudo ocorreu bem. Agora é só acompanhamento ambulatorial com o médico”, contou.
Referência na recuperação de pacientes vítimas de traumas ortopédicos, o HPEG realizou, de janeiro a novembro de 2023, o total de 22.420 procedimentos, entre consultas e cirurgias. Foram, neste período, 19.925 atendimentos ambulatoriais com os médicos da unidade, entre ortopedistas, urologistas, clínicos gerais e cirurgiões, e mais 2.495 procedimentos cirúrgicos em quatro especialidades – ortopedia, urologia, Serviço de Reconstrução e Alongamento Ósseo e Programa de Cirurgia de Traqueia.
A unidade recebe pacientes da região metropolitana e também de outros municípios do estado. “Somos referência em traumas ortopédicos e alongamento ósseo e os nossos pacientes são regulados de outras unidades para receberem o nosso atendimento especializado", destacou a diretora-executiva da unidade, Liliam Gomes.
Ela acrescentou: "aqui, oportunizamos todos os exames e cuidados para que o paciente tenha uma excelente recuperação e, retorne a sua residência e familiares o mais breve possível. Mas nosso compromisso é oferecer o melhor serviço aos usuários, com um tratamento humanizado e de excelência”.
Altas médicas –Durante os 11 meses do ano, o Galileu registrou 2.717 altas médicas. Uma delas foi a do seu Romário Furtado, 33 anos, que é morador de São João de Boa Vista, no Marajó. No mês passado, ele caiu jogando bola e fraturou o punho direito. Também passou por cirurgia e ficou internado durante uma semana.
"O meu atendimento foi excelente, a cirurgia foi bem sucedida. E a minha recuperação está sendo muito boa”, afirmou o autônomo, que foi à unidade para a consulta pós-cirúrgica.
Fisioterapia –Na unidade, o paciente recebe o atendimento de uma equipe multiprofissional. Só de sessões de fisioterapia, já foram 78.865 em 2023. “O nosso objetivo é recuperar os nossos pacientes da melhor forma e a fisioterapia é fundamental para isso, até pelo perfil do hospital. Ficamos muito felizes de poder ofertar um atendimento tão completo a todos que precisam”, concluiu a diretoria.
Serviço –O Hospital Galileu é uma unidade pública, administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na avenida Mário Covas. A unidade dispõe de 104 leitos de internação.
Mín. 25° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas