A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apoiou a sétima edição do Pedal Mulher Nota 100, evento de ciclismo feminino alusivo ao Outubro Rosa, que contou com a participação de cerca de 120 mulheres no domingo (29). As participantes pedalaram 112 quilômetros, entre Belém e o município de São Caetano de Odivelas, na região Nordeste.
O evento é organizado pela Associação de Ciclismo Mulher Nota 100-Pará (MN100), com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, além de incentivar mulheres de todas as idades à prática de atividade física ou esportiva, que contribui para a prevenção de doenças como obesidade, depressão e câncer. Palestra para orientar sobre o evento e a saúde feminina
Também visa contribuir para o fortalecimento da prática do ciclismo feminino no Pará, além de apoiar as atividades da Associação Paraense de Combate ao Câncer de Mama (Apacam).
O Pedal Mulher Nota 100 é destinado a mulheres com idade entre 18 e 70 anos, que estejam em boas condições de saúde para a prática do ciclismo de longa distância e preparadas para percorrer 100 km ou mais.
Palestra- A Sespa teve participação especial em dois momentos. Primeiro, com uma palestra sobre “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama”, proferida pela enfermeira Michele Monteiro, técnica da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, na última sexta-feira (27), as 19 h, no auditório do Laboratório Amaral Costa, em Belém.
Na reunião técnica as ciclistas recebem todas as informações e orientações sobre o trajeto, pontos de hidratação e cuidados que devem tomar durante o percurso.
O segundo momento de participação da Sespa foi no domingo (29), apoiando o trajeto com ambulância e equipe de profissionais de saúde, desde a largada, na Aldeia Amazônica, em Belém, até o balneário Oásis de Odivelas, em São Caetano, garantindo atendimento em caso de acidente e outras intercorrências. Equipe da Sespa e a ambulância: suporte em todo o trajeto do evento de incentivo à saúde pública
“Agradecemos à Sespa, por meio do 1º Centro Regional de Saúde, e especialmente à enfermeira Rafaela Monteiro, aos técnicos de enfermagem Eliete Rosa e Jorge Souza, ao agente administrativo Rwann Santos e ao condutor Raimundo Borges, que compuseram a equipe da ambulância”, disse a representante da Associação MN100, Élida Pedrosa.
A Sespa vem apoiando o evento desde a primeira edição, que teve como destino o município de Colares, na mesma região, em 2017. Depois vieram São Caetano de Odivelas, em 2018; Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), em 2019, e Inhangapi (também no Nordeste), em 2022. Nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia de Covid-19, os eventos foram virtuais, com o controle da meta de cada ciclista feito por aplicativo.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva