Com muitas brincadeiras e palhaçaria, a "I Mostra Circense Te Abicora Pra Rua" irá levar, pela primeira vez, muita alegria à Praça Tancredo Neves, no bairro da Marambaia, em Belém, nesta sexta-feira (20) e sábado (21).
O projeto é realizado pelos artistas e produtores culturais Assucena Pereira, Ajota Takashi e Taís Sawaki, e foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Cultura 2023. A programação contará com a participação de grupos das regiões Norte e Nordeste do país.
O objetivo da mostra é levar os moradores do bairro da Marambaia para as ruas, revivendo as brincadeiras de infância e facilitando o acesso de jovens e adolescentes locais a essa expressão artística. Com técnicas palhaçaria, pirotecnia e malabarismo, os artistas estão prontos para agitar o fim de semana.
"Fazer uma mostra circense na rua se dá por um posicionamento político e por acreditar na potência que ela possui para a criação de diálogo com as pessoas. Todas as pessoas precisam ter a garantia do acesso à arte e ser livres para consumir e fazer parte deste movimento", explicou Assucena Pereira.
Pereira mora no bairro da Marambaia há seis anos e considera-o como um grande polo cultural de Belém. "Nós precisamos de eventos artísticos voltados para a linguagem do circo, nos quais haja a liberdade para consumir e fazer parte deste movimento artístico", disse.
Fomento -Manifestação artística popular, o circo é uma linguagem plural que envolve artistas com habilidades singulares. A Fundação Cultural do Pará (FCP), enquanto instituição que valoriza as diversas formas de arte, fomenta a produção cultural através de seus editais.
O Prêmio FCP de Incentivo à Cultura selecionou, apenas neste ano, cerca de 200 propostas nas áreas de artes visuais, teatro, dança, circo, artes musicais e literárias, audiovisual, design e moda, diversidade cultural e transformação social. O valor total destinado às propostas é de 6 milhões de reais.
O edital apresentou-se como uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais. Ele surge como estratégia para a valorização e visibilidade da produção e inovação artísticas no âmbito das artes e da cultura do Pará.
Além deste, a FCP também dispõe de outros editais voltados para os diversos segmentos culturais. No segmento de artes cênicas, o edital Tamba-Tajá premiará 19 propostas, individuais ou coletivas, para ocupação do Teatro Waldemar Henrique, em Belém.
"Acreditamos que a arte é fundamental para todos os públicos. Seja por meio de editais, cursos, oficinas ou linhas de financiamento, a Fundação Cultural está sempre presente, apoiando os fazedores de cultura do nosso estado", afirmou Thiago Miranda, presidente da FCP.
Arte e Cultura -A mostra também ofereceu ações formativas, nos dias 18 e 19 de outubro, ministradas em espaços culturais no bairro da Marambaia. A programação abordou as vivências circenses e de palhaçaria, e trabalhou com jovens e adolescentes do bairro.
A expectativa do grupo "Te Abicora Pra Rua" é que o evento se torne parte da programação cultural da capital. "Espero que, de alguma forma, consigamos fomentar a cultura do chapéu e da arte de rua como grandes potências de transformações sociais, difundindo saberes e construindo uma ponte de fortalecimento entre artistas locais e nacionais", disse Ajota.
Serviço
I Mostra Circense Te Abicora pra Rua
Data e horário: 20/10, às 17h, e 21/10, às 18h30
Local: Praça Tancredo Neves, bairro da Marambaia
Texto:Álvaro Frota/Ascom FCP
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva