O Hospital de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS), localizado no município de Altamira, na região de integração do Xingu, prossegue nesta terça-feira (05) com uma programação alusiva campanha nacional “Setembro Amarelo”, que promove o debate sobre práticas na área da saúde mental visando a prevenção ao suicídio.
Loiri Lúcia, 52 anos, é moradora de Castelo dos Sonhos e foi uma das pacientes acolhidas na palestra de abertura do evento, na última segunda-feira (04). Para ela, a conversa foi fundamental para quebrar tabus ainda muito presentes na sociedade. “É muito importante falar para todos sobre a ansiedade e a depressão, pois as pessoas precisam saber que existe tratamento para essas doenças. As pessoas precisam aprender a ouvir mais o outro e se colocar no lugar”, disse.
Uma roda de conversa sobre o tema também foi realizada com a equipe multiprofissional do hospital, que trouxe ainda como convidada uma psicóloga do município. “No final, tínhamos 71 usuários no ambulatório participando desse momento”, comemora Thaynar Veras, presidente da Comissão de Humanização do hospital e que está à frente da organização da ação.
Para Diego Carlis, diretor-geral do Hospital, o primeiro passo para a prevenção ao suicídio é o diálogo.
“Muita gente acha que sofre sozinha e em uma oportunidade dessa, vê que tem muito mais pessoas passando pela mesma situação, e a corrente solidária cresce. Ideias trocadas ampliam o horizonte, o pensamento. Uma unidade hospitalar vai além de tratar o que já aconteceu ou foi descoberto, é nosso dever prevenir também”, defende.
Atividades -O segundo dia (05) do evento está sendo dedicado ao acolhimento e à abordagem aos sinais emocionais. Pacientes da área de internação, da entrada do pronto atendimento e recepção ambulatorial serão contemplados.
O encerramento irá ocorrer na quarta-feira (06) e contará com dinâmica conduzida pela equipe de humanização em parceria com o Projeto Capelania, e também com uma palestra educativa. Desta vez, a programação será concentrada na Praça Pública da Prainha e deverá reunir a comunidade.
Desde julho deste ano, o Hospital passou a oferecer o serviço de capelania para auxiliar os usuários no período de internação. Apresentado pela Comissão de Humanização da unidade, conta com a presença de 20 representantes de denominações religiosas. Todos participaram de treinamento sobre normas, rotinas, tipo de abordagem ao paciente e conduta diante do acolhimento espiritual.
Serviço:Em funcionamento desde julho de 2020, o Hospital de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho vem trazendo melhorias para a vida dos moradores do distrito e de localidades próximas, como Cachoeira da Serra e Vila Isol, que antes precisavam se deslocar por até 1.100 quilômetros para chegar à sede municipal de Altamira em busca de atendimento médico.
A unidade possui perfil de baixa complexidade e é restrita a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela Atenção Básica dos municípios. O Hospital também facilita o acesso à saúde para a população que vive à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).
O Hospital de Castelo de Sonhos, que integra a rede de saúde do Governo do Estado, é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade oferece atendimento de emergência e ambulatorial, de forma referenciada, a pacientes encaminhados por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Militar e Rodoviária.
Texto:Ascom Hospital de Castelo de Sonhos
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva