A Caravana "Todas as Vozes em Defesa das Mulheres" da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) esteve em Curralinho, no arquipélago do Marajó, com o objetivo de mapear a rede de enfrentamento à violência no município, intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e conscientizar a sociedade sobre a importância do fim da violência contra a mulher.
A ação, realizada no período de 25 a 28 de agosto, contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela gestora Rithiane Freitas, e trouxe uma série de atividades voltadas para a conscientização, empoderamento e fortalecimento da rede de apoio às vítimas de violações.
Uma das principais iniciativas da Caravana foi a realização de palestras que proporcionaram um espaço seguro para que as mulheres pudessem relatar suas próprias opiniões e vivências, capacitando-as a transformar não apenas suas vidas individualmente, mas também as relações políticas e sociais em suas comunidades.
"É preciso falar sobre violência contra a mulher e divulgar os serviços especializados da rede. Nossa missão é monitorar e incentivar os direitos das mulheres, criando mecanismos de empoderamento, especialmente em situações de desigualdade de gênero", explicou a servidora da Semu, Kelly Castello Branco.
Além das palestras, foram realizadas ações de monitoramento da Rede de Atendimento à Mulher, fortalecimento do Conselho da Mulher, além de debates sobre empoderamento feminino, autonomia econômica e empreendedorismo sustentável. As atividades reuniram profissionais que atuam na garantia dos direitos das mulheres, visando fortalecer o atendimento às vítimas de forma integral.
Paula Gomes, secretária de Estado da Mulher, destacou a importância da ação: "Nossa missão é criar uma rede de apoio sólida para as mulheres que sofrem violência. Por meio do diálogo e da troca de experiências, propiciamos reflexões sobre como combater a violência contra a mulher por meio da articulação e prestação de serviços."
Uma das iniciativas de destaque foi organização de uma roda de conversa que permitiu a escuta das experiências empreendedoras das mulheres do município, e que também ajudou a mapear suas potencialidades. Por meio da dinâmica, foi possível mostrar às participantes que elas são protagonistas de suas próprias vidas e que podem buscar melhorias constantes em suas jornadas.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva