Professores, coordenadores e gestores da rede estadual de ensino participaram nesta segunda-feira (28), em Marabá, na região Sudeste, da formação do “Prepara Pará”, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de aprimorar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizado nos dias 23 de outubro e 10 de novembro próximos em todo o Brasil, destinado a alunos do ensino médio. O primeiro encontro foi realizado no último dia 7 de agosto. Participantes durante as dinâmicas da formação
O objetivo maior das formações é trabalhar a recomposição das aprendizagens e melhorar os indicadores do Pará. “Através de convênio entre a Seduc e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) nós, formadores, estamos em praticamente todas as regionais ministrando formações na área de Língua Portuguesa, Matemática e Gestão, para aproximadamente 90% dos profissionais da educação do Estado, visando, principalmente, melhorar as práticas pedagógicas nas escolas e, consequentemente, os indicadores na prova do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e na prova estadual”, explicou o formador da FGV, professor Elinaldo Soares Silva, responsável pela formação dos professores de Língua Portuguesa.
Além de aperfeiçoar os indicadores do Ideb, a formação melhora a proficiência de leitura dos estudantes e a resolução de problemas em matemática.
Oficinas– O evento também orientou a didatização do caderno “Prepara 2”, material elaborado pela Seduc e distribuído nas regionais, com ênfase nas modalidades exigidas na prova do Saeb. “Além de exposições, dinâmicas e interações, a gente trabalhou com oficinas com os professores, mostrando a eles como poderão lidar com os descritores, os procedimentos de leitura, os tópicos, segundo a matriz do Saeb e também da Avaliação Estadual, focando principalmente no desenvolvimento do comportamento leitor dos estudantes da rede estadual”, explicou o professor Elinaldo Soares Silva.
Abel Ferreira, um dos participantes da formação, é professor de Matemática na Escola Estadual Plínio Pinheiro, de ensino integral, em Marabá. “O objetivo maior da formação é dar um direcionamento para que o professor possa conduzir esses alunos na aquisição de saberes, a fim de realizar uma boa prova, para que a gente possa melhorar nossos indicadores. A formação está muito boa. Seria bom se todos os professores das disciplinas também participassem. A obediência pedagógica nossa é favorável para que o aluno possa tirar uma melhor nota”, reiterou o professor.
Aprimoramento- Para o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, a formação foi um momento ímpar para os professores da rede estadual. “Essa oportunidade é de grande valia. Momento de grande aprendizagem, aprimoramento das práticas e formação dos nossos educadores, primando não apenas por maiores índices no Ideb, mas principalmente pela melhoria na qualidade de educação dos nossos alunos do ensino médio. Parabenizo o investimento do governo, por meio da Seduc, com o convênio com a FGV e em todo material utilizado”, disse o secretário.
“A Seduc entende que apenas valorizar os salários e descentralizar recursos para as escolas ajuda, mas não é suficiente para chegar aonde realmente precisa, a um ensino efetivo que mude a realidade dos nossos alunos. Por isso, o processo é complexo e passa também por uma formação continuada, como a que recebemos hoje, para gestores escolares e professores de Português e Matemática. Outras virão”, destacou Magno Barros, diretor da 4ª Diretoria Regional de Ensino, em Marabá.
Texto: Emilly Coelho - Ascom/Secretaria Regional do Sul e Sudeste
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva