Cerca de 40 alunos da Fundação Escola Bosque, localizada em Outeiro, distrito de Belém, vivenciaram uma experiência no contato com a natureza, durante a visita ao Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”. O passeio, nesta quarta-feira (23), proporcionou aos estudantes momentos de aprendizado, diversão e conscientização ambiental.
Situado na capital paraense, o Parque Estadual do Utinga é uma das 27 Unidades de Conservação (Ucs) vinculadas ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Com vasta área verde preservada, o local abriga uma rica diversidade da fauna e flora, trilhas e lagos, sendo um verdadeiro refúgio natural em meio à zona urbana da capital paraense.
Durante a visita, os alunos foram acompanhados por guias especializados, que os conduziram pelos principais espaços da UC, explicando a importância do cuidado com o meio ambiente e a necessidade de manter os recursos naturais. A interação com a natureza despertou nos estudantes um olhar mais atento sobre o ambiente em que vivem. Alunos da escola Boque conheceram o projeto que garante a volta de ararajubas ao habitat natural
Eles também puderam conhecer mais detalhes sobre o Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém, executado pelo Ideflor-Bio em parceria com a Fundação Lymington, de São Paulo (SP). Em oito anos, a ação já soltou mais de 50 ararajubas na Grande Belém.
Ao final, os alunos participaram de atividades lúdicas e educativas, como jogos interativos sobre a importância da reciclagem, o ciclo da água e a fauna e flora presentes na UC. Essas atividades promovem uma aprendizagem dinâmica e divertida, reforçando conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental.
Vitória Soares fez sua primeira visita ao Parque do UtingaA importância da experiência foi ressaltada pela estudante do 1º ano do ensino médio, Vitória Soares, que esteve no Parque pela primeira vez. “A gincana foi muito bacana, e as explicações e atividades bastante acessíveis. Espero voltar mais vezes para admirar a riqueza natural deste lugar. Que mais pessoas possam conhecer as belezas deste local e vivenciar a mesma experiência que eu tive”, enfatizou Vitória.
Vivência- “A visita ao Parque Estadual do Utinga foi uma experiência incrível para os alunos. Eles puderam vivenciar, na prática, tudo que aprendemos em sala de aula sobre a importância da natureza, e como podemos cuidar do meio ambiente. Foi um dia de muita diversão e aprendizado”, disse a professora responsável pelo grupo, Camila Marreira Pacífico.
Além do contato direto com a natureza, os alunos foram incentivados a refletir sobre suas ações cotidianas, e como podem contribuir para a preservação do meio ambiente em suas comunidades. Essa conscientização é fundamental para formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade.
O gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, acredita que a visita deixou uma marca positiva nos alunos. “Através dessa experiência enriquecedora, eles puderam compreender a importância da preservação ambiental e o papel que cada um deles desempenha nesse processo. Que essa visita seja apenas o começo de uma jornada de conscientização e ações em prol do meio ambiente”, ressaltou.
Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com.
Mín. 22° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 22°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Tempo nublado