Os novos servidores efetivos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), aprovados no concurso C-218, realizado no início deste ano, começaram a participar nesta segunda-feira (21) de uma série de palestras de integração quanto ao funcionamento e às políticas implementadas pela Secretaria. Na abertura, no auditório do Palacete Faciola, em Belém, o titular da Semas, Mauro O’de Almeida, destacou a importância da chegada de novos servidores de carreira para reforçar a política ambiental no Pará.
O ciclo de palestras foi aberto no auditório do Palacete Faciola“Hoje é um dia muito feliz pra gente. Fazer essa acolhida depois de 15 anos sem concurso, ainda que não seja o número de servidores que a gente pretende. Já estamos planejando novos concursos para a contratação de novos efetivos. Para nós, é um momento importante porque, ainda que sejamos uma escola, nós também aprendemos muito com a vivência e experiência do que cada um está trazendo. Queremos que esses servidores se ambientem o mais rápido possível, e que a gente possa seguir cumprindo o nosso papel de conservação, proteção, fiscalização e também de instituir boas políticas públicas ambientais no Pará”, destacou o secretário.
Ele disse ainda que “quanto mais servidores efetivos tivermos, mais vamos formar a memória institucional da Semas, e teremos condições de ser mais eficientes na fiscalização em campo, de aumentar a produtividade de licenciamento na área florestal, na agricultura, pecuária, recursos hídricos, entre outros”.
Reforço- Tomaram posse 116 novos servidores, entre fiscais do meio ambiente; técnicos da área administrativa e técnicos de diferentes áreas, como administração, engenharia civil, turismo e zootecnia.
Beatriz Oliveira, técnica em Gestão em Meio Ambiente na área de geologia, disse estar orgulhosa em ter a oportunidade de contribuir com a gestão ambiental no Estado. “Ter passado no concurso C-218 da Semas é um orgulho muito grande como paraense, de poder contribuir com as ações da Secretaria dentro da minha área. A minha expectativa é, primeiramente, corresponder às demandas da sociedade, fazendo valer essa chance e poder contribuir diante de todas as demandas ambientais que o Estado tem hoje, principalmente com os eventos que estão por vir, e para no futuro fazer perpetuar essa agenda de preservação, conscientização e sustentabilidade”, assegurou.
Soraia Siqueira, engenheira ambiental que agora exercer a função de fiscal, com lotação na Diretoria de Fiscalização (Difisc), disse estar ansiosa para o início do trabalho. “A área de fiscalização é muito importante, principalmente por conta da atuação na área do desmatamento, garimpos, entre outras. Eu ficarei com a pauta das barragens. Estou ansiosa para o início do trabalho. Será uma honra poder contribuir com a proteção do meio ambiente”, disse a servudora.
Os novos servidores participarão do ciclo de palestras sobre a atuação da Semas até o final desta semana, em uma programação que integra o processo de acolhimento e ambientação do corpo funcional.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °