O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) aderiu à campanha do Ministério da Saúde “Agosto Dourado”, que destaca a importância do aleitamento materno e promove ações de educação em saúde, a fim de incentivar a prática, fundamental ao desenvolvimento dos bebês nos primeiros anos de vida. A cor “dourada” refere-se ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha no HRPM prossegue durante todo o mês.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e continuado até 2 anos ou mais. O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa até o sexto mês.
Somente em casos específicos a mulher não pode amamentar, o que deve ser confirmado por um profissional de saúde habilitado. Usuárias recebem orientações sobre amamentação das profissionais da área de Obstetrícia
Acolhimento- Para enfatizar a importância da campanha, o HRPM promove programação comemorativa, iniciada na sexta-feira (4). A usuária Inês Joana de Nazaré, 35 anos, aprovou a iniciativa. “Achei excelente todas as informações repassadas pelas profissionais. Tenho certeza que muitas mães que estavam aqui se sentiram acolhidas, seguras e absorveram mais informações sobre o aleitamento materno, amamentação, saúde mental, acolhimento e apoio do hospital para quem busca seus serviços”, ressaltou Inês, grávida de 25 semanas.
Segundo a enfermeira Leydy Teixeira, especialista em Obstetrícia, o evento realizado no “Espaço Gestante” foi idealizado para dois momentos. O primeiro foi voltado às gestantes e mães que acompanham bebês internados na UTI, sendo repassadas orientações pelos profissionais de enfermagem, nutricionista, assistente social e psicóloga, e finalizando com uma dinâmica em grupo. O segundo momento terá palestra no auditório do Hospital, na próxima segunda-feira (7), para finalizar a semana do “Agosto Dourado”, com orientação da fonoaudióloga, fisioterapeuta e assistente social.
Neste ano a campanha tem como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, para conscientizar as empresas e a sociedade sobre a importância dos direitos da mulher que trabalha.
“O tema dá visibilidade para o direito da mulher de amamentar, além de conscientizar e lutar para que isso seja uma realidade, a amamentação com licença remunerada, sala de apoio à amamentação”, explicou Leydy Teixeira, ao destacar que o HRPM registrou mais de 470 partos em 2022.
Alta complexidade- O HRPM é um órgão do governo do Estado, gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Ascom/HRPM
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas