Segunda, 29 de Abril de 2024 13:27
94992727888
Pará MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio integra programações pela Semana do Meio Ambiente em Tucuruí

Iniciativa garantiu uma série de atividades que estimulam práticas sustentáveis na população

07/06/2023 22h15 Atualizada há 11 meses
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O mês de junho é dedicado à conscientização da sociedade sobre a importância da adoção de práticas mais sustentáveis, por isso, com o intuito de contribuir nesse propósito, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) integrou, nesta quarta-feira (7), às programações pela Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Tucuruí, município da região sudeste paraense.

A Gerência da Região Administrativa do Lago de Tucuruí (GRTUC), responsável pela gestão, monitoramento e fiscalização do Mosaico de Unidades de Conservação (UC) do Ideflor-Bio: a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí-Ararão, garantiu uma série de atividades ao público.

Pela manhã, a equipe técnica da GRTUC promoveu um minicurso de substrato em tubetes para a produção de mudas florestais nativas, com a finalidade de inovar e disseminar novas tecnologias para a Unidade de Propagação e Conservação de Plantas (UPCP) da Eletrobrás Eletronorte.

Já durante a tarde, a Gerência contribuiu com a programação da 1ª Eco Feira de Tucuruí, no Ginásio Poliesportivo Esmaelino Pontes. No local, o público teve acesso ao Plano de Manejo do Mosaico de UCs, às orientações a respeito da pesca nessas áreas e, também, foram distribuídos encartes sobre os peixes da Bacia do Rio Tocantins, o sobe e desce do Rio Tocantins na região da Hidrelétrica de Tucuruí e referente aos Acordos de Pesca.

Vale ressaltar que o evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e de Meio Ambiente de Tucuruí, é a culminância de diversos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos por alunos de escolas públicas do município. De acordo com a titular da GRTUC, Keylah Borges, a participação do Ideflor-Bio nessas atividades visa difundir desde as crianças, até os adultos, a importância da preservação dos recursos naturais.

“Na Semana do Meio Ambiente, que o Ideflor-Bio possa compartilhar conhecimento e divulgar suas ações para públicos tão especiais como estudantes de maneira geral e agentes ambientais, que trabalham e fazem parte das nossas UC e, claro, para toda a sociedade aqui do município de Tucuruí”, ressaltou a gerente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 12h03
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

35° Sensação
3.09 km/h Vento
69% Umidade do ar
88% (0.5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (01/05)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuvas esparsas