“Nesses cinco anos de CIIR, a Sofya conquistou diversos ganhos que me surpreenderam. Antes, não tinha controle de tronco e, hoje, ela já consegue manter o pescoço, por exemplo; além de outras evoluções que as terapias promovidas pela equipe multiprofissional ofertaram a ela. Agradeço a Deus pela existência do CIIR; não sei o que seria da vida da minha filha sem o Centro de Reabilitação”, pontua a dona de casa, Edivania Ferreira, de 38 anos, mãe da usuária Maria Sofya Ferreira, de 10 anos, diagnosticada com paralisia cerebral e a primeira usuária a ser recebida pelo CIIR, em 2018.
Elas participaram nesta terça-feira (30), da comemoração de cinco anos de aniversário em serviço público disponibilizado 100% Sistema Único de Saúde (SUS) via Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) por meio do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém. A celebração foi compartilhada com acompanhantes, reabilitandos e o quadro funcional da instituição.
“São cinco anos reabilitando vidas e construindo histórias impactantes e de sucesso. O CIIR está a serviço das pessoas de uma forma singular, através da assistência centrada na pessoa, pois além do atendimento especializado e humanizado, buscamos restabelecer os nossos usuários com foco nas necessidades individuais e de forma integrada, associado a um conceito mais amplo de saúde. Parabenizo a todos os nossos colaboradores por contribuírem de forma tão valorosa para o sucesso desse serviço. Agradeço ao Governo do Pará, por meio da Sespa, por idealizar esse grande projeto que vem transformando vidas”, destaca Rejane Xavier, diretora executiva da instituição.
Com o lema “CIIR: 5 anos transformando vidas”, o evento foi realizado no auditório da instituição. Para agradecer pelas conquistas, a programação iniciou pela manhã com um culto ecumênico em Ação de Graças celebrado pelo padre Idamor Júnior, da Paróquia São Pio X; pelo pastor Pedro Santana, da Assembleia de Deus; e pela cantora gospel, Jacquiane Oliveira.
À tarde, homenagens foram realizadas aos colaboradores e reabilitandos com cinco anos de atuação no CIIR; um ranking de colaboradores mais elogiados pelo público atendido, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Atenção ao Usuário (SAU); e apresentação cultural realizada por grupo de reabilitandos oriundos de oficinas como dança, teatro e música conduzidas pelo setor de Arte e Cultura.
Trajetória -Ao longo da metade de uma década, o Centro vem transformando vidas e proporcionando aos seus usuários uma assistência de alta complexidade com foco no cuidado centrado na pessoa, de qualidade, segura e humanizada com um modelo de gestão inovador na região Norte do Brasil.
Dados –Em cinco anos, a equipe multiprofissional do CIIR realizou 205.216 atendimentos ambulatoriais, mais 449.577 na reabilitação, 61.722 atendimentos em Odontologia; 256.013 exames realizados, promovendo também 26.768 assistências na Oficina Ortopédica, além de fechar com mais 450 aparelhos auditivos entregues, somando um número total de 999.746 atendimentos à população paraense, atingido assim, 98,80% do índice de satisfação dos usuários.
Suportes terapêuticos -Ao longo de metade de uma década, o Centro conquistou vários avanços com destaque à terapia de Realidade Virtual (RV), uma plataforma fornecida e operada por um psicoterapeuta treinado, capaz de permitir à pessoa, em um ambiente controlado, vivenciar experiências com alto grau de realidade, projetando para diferentes ambientes e cenários.
Outro projeto pioneiro foi o "Hardware for Good", uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Google, que elimina barreiras de comunicação e promove acesso ao universo digital, ampliando a acessibilidade, a partir de agora, na palma da mão, para os usuários cegos ou de baixa visão, assistidos pelo CIIR.
Premiações –O CIIR também esteve entre as quatro instituições nacionais em saúde durante a “Conferência Internacional Planetree 2022 Sobre os Cuidados Centrados na Pessoa”, nos Estados Unidos, por intermédio do trabalho desenvolvido em função da criação do 1º Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, que desde fevereiro de 2022, tem estabelecido um canal de escuta aos reabilitandos e familiares para identificar, priorizar, elaborar e avaliar os esforços da instituição na rotina de atendimento.
Acreditado Diamante -A instituição manteve a certificação canadense Qmentum International IQG, com selo Acreditado Diamante, que coloca a unidade paraense como a única pública da área da saúde no Norte e Nordeste do Brasil, e uma das poucas no país com o reconhecimento pela excelência de gestão.
A certificação Qmentum internacional é considerada uma das mais importantes metodologias na área de Acreditação Hospitalar do mundo, com padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.
Corrida ambiental -O CIIR conquistou o 2º lugar na “Corrida Ambiental”, que faz parte do projeto “Guardião Azul”, uma campanha nacional para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e à vida. A ação contou com a participação de outros hospitais públicos administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.
Expedições –O CIIR é integrante no projeto do Governo do Estado denominado de expedição “Saúde por todo Pará em territórios indígenas”, que viabiliza em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt), da Sespa, promovendo as ações de saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (Dsei Guatoc), na cidade de Paragominas, no sudeste estadual, e no município de Santarém, no Oeste do Pará.
Nas duas expedições, o CIIR realizou mais de 600 atendimentos por meio de especialidades em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e psicologia, registrando 44 encaminhamentos para variadas especialidades.
Amigo do Meio Ambiente -Em dezembro do ano passado, pela segunda vez consecutiva, o certificado de Menção Honrosa do prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2022”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, uma iniciativa que reconhece o esforço de serviços em saúde que desenvolvem projetos sustentáveis para a preservação do meio ambiente, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atendimento -Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 24°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas