Neste sábado (27), o povo mojuense realizou o Círio Fluvial da Festividade do Divino Espírito Santo, o padroeiro do município. O governador do Estado, Helder Barbalho, participou da celebração, que reuniu dezenas de fiéis. A programação iniciou na rampa do cais de arrimo da cidade, com a chegada das duas coroas que representam o Divino Espírito Santo. Em seguida, foi realizada uma procissão até a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa. A festividade finaliza neste domingo (28), com a procissão de encerramento.
A festividade do Divino Espírito Santo, iniciada no último dia 19, neste ano de 2023, completa 269 anos de fé e devoção. Com o tema “O Espírito Santo iluminou a nossa história e nos inspira a construir o ano jubilar”, a festa conta com dois círios, um terrestre e outro fluvial. O terrestre ocorreu no último dia 21. Participaram da programação a prefeita do município, Nilma Lima, a deputada federal Elcione Barbalho, os deputados estaduais Iran Lima e o Francisco Melo (Chicão), entre outras autoridades.
"É uma alegria muito grande poder estar mais um ano aqui em Moju, na Festividade do Divino Espírito Santo e agradecer as amizades, as graças alcançadas, pedir a proteção do Divino para que ele possa continuar nos iluminando, derramando bênçãos em todos os lares, e claro, fazendo com que o governo possa estar presente, cuidando da cidade, cuidando dessa região e trabalhando junto com a prefeitura. Sobretudo, neste momento espiritual, pedir que a comunidade católica confraternize neste instante e possa estar protegida pelo Divino Espírito Santo", disse o governador Helder Barbalho.
A romaria fluvial é realizada pelos ribeirinhos e conta com várias embarcações que saem simultaneamente de duas comunidades opostas em direção ao centro da cidade. Uma sai do alto e outra do baixo Rio Moju. O encontro das duas romarias na frente da cidade é o momento mais festejado pelos fiéis.
Para o padre Leonardo Corrêa, pároco da paróquia do Divino, a Festividade é uma missão árdua, mas muito cheia de beleza. "Estamos organizando a festividade, que é tradicional, em que temos o religioso, temos e a parte cultural que é muito envolvente. A festa do Divino realmente marca um clima diferenciado para toda a cidade, é uma festa bela, cheia de parcerias e amizade e com certeza tem motivado muitos corações a alegria", disse o religioso.
Ainda de acordo com o padre Leonardo, a paróquia atende 76 comunidades e foi ganhando corpo com a missão da igreja e se estendendo nas outras comunidades do município. "Este ano de forma particular nós tivemos uma grande peregrinação com as coroas do Divino, que motivaram ainda mais a participação do povo do interior e das áreas rurais. A festividade do Divino Espírito Santo é uma grande festa que toma todas as terras do Moju, ressaltou.
A prefeita Nilma Lima celebrou a festividade, que culminou com a chegada do novo pároco da igreja matriz, o padre Leonardo. "Hoje é um dia muito feliz, com um novo pároco na Igreja. Estamos com uma semana de Festividade que acontece dia e noite, propagando muita paz e fraternidade, e como sempre, o Divino vem abençoar a cada um dos fiéis do município de Moju. Que o Divino venha abençoar a todos. Amanhã temos a procissão de encerramento, a derrubada do mastro, isso tudo faz parte de muita cultura e a gente convida o povo para vir participar", comentou a gestora.
"Queria agradecer mais uma vez a participação do governador Helder Barbalho, nessa parceria dele, uma pessoa muito atuante e que vem sempre conseguindo muitos benefícios para o município e que brevemente virá inaugurar o nosso hospital geral", concluiu Nilma Lima.
Festividade -Considerada a Festividade religiosa mais antiga de Moju, a "Festa do Divino" celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes. De acordo com o calendário religioso, a festividade ocorre tradicionalmente 50 dias após a Páscoa. As chamadas “Coroas do Divino”, que no passado teriam sido encontradas por um escravo, são as maiores representatividade para os fiéis.
Eliana Furtado é professora no município e conta que a sua fé se renova a cada ano. "A festividade do nosso padroeiro, o Divino Espírito Santo, é uma das melhores Festividades para nós, católicos de Moju. Vivemos essa festa há muitos anos, e no meu caso há quase 60 anos. Eu tenho uma história de superação, pois a minha filha nasceu com um problema neurológico e eu me agarrei na minha fé, primeiramente a Deus e ao Divino Espírito Santo, e hoje a minha filha está aqui, já é mãe. Essa nossa fé é o que nos move para essa festividade tão linda que o nosso município proporciona, não só para os mojuenses, mas para todos os municípios do Baixo Tocantins" disse.
Já Luiz Alberto Monteiro, integrante da diretoria da festividade, ressalta a tradição da festividade, que em 2024 vai completar 270 anos de evangelização. "A festa do Divino é uma tradição que neste ano completa 269 anos de evangelização nas terras de Moju. O Espírito Santo tem isso, ele nos une, então, fazer essa união com todas as comunidades que são diretamente ligadas à paróquia de Moju, além de fomentar e manter viva essa parte cultural e econômica dentro do município, pois a gente sabe que a Festividade do Divino é o natal do povo mojuense", celebrou Luiz Monteiro.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 24°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas