O prazo para o produtor declarar a vacinação contra a febre aftosa nos municípios de Faro e Terra Santa, no oeste do Estado, foi prorrogado até o dia 31 de maio de 2023. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), a prorrogação do prazo foi necessária em virtude de ajustes que estão sendo realizados no Sistema de Informação Agropecuária (SIAPEC 3), que concentra os dados das atividades desenvolvidas nas Unidades Estaduais da Agência, responsáveis pela execução do Serviço Oficial de Defesa e Inspeção Agropecuária.
O sistema apresentou lentidão e para evitar prejuízos ao produtor, a Gerência Estadual de Erradicação da Febre Aftosa solicitou à Gerência de Defesa Animal, Diretoria de Defesa e Inspeção Animal e Diretoria Geral que o prazo fosse estendido, pois o período final da declaração da vacinação provoca muitos acessos ao sistema tanto por parte de produtores como também pelo corpo técnico, administrativo e operacional da ADEPARA, responsável por abastecer diariamente o sistema com informações agropecuárias.
O gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa , George Santos, explicou que a prorrogação foi realizada após análise feita pela Gerência de Oriximiná, que controla as unidades de Faro e Terra Santa, e que a extensão do prazo possibilita ao produtor realizar com êxito a declaração ao se deslocar para a agência no seu município. “O nosso intuito é conseguirmos dar fluxo às declarações faltantes, inclusive com obtenção das mesmas de forma manual para inserção no SIAPEC 3 em horários de menor uso do sistema”, informou.
Vacinação em Faro e Terra Santa -A 1ª Etapa da vacinação contra a Febre Aftosa em Faro e Terra Santa durou 45 dias e vacinou animais de todas as idades. A campanha iniciou em 15 de março e terminou em 30 de abril. Segundo a Adepará, os dois municípios juntos totalizam um rebanho aproximado de 45 mil animais. 70% bovinos e 30% bubalinos. No ano passado, a cobertura vacinal ficou em 99,14% nos dois municípios.
A região oeste do Pará possui rebanho bovino e bubalino superior a quatro milhões de animais (4.777.975 ), o que representa 14.81% do rebanho paraense. São 30.311 propriedades cadastradas em 21 municípios.
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva