Com bolo, guaraná, quadrilha junina e muitos agradecimentos foi comemorado o primeiro ano de funcionamento da Usina da Paz Parauapebas, no Sudeste do Pará, nesta quinta-feira (18). A festa contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre autoridades estaduais, municipais, parceiros e membros da comunidade.
A programação contou ainda com apresentações de balé e ritmos, feitas por alunos da UsiPaz. O dia foi encerrado com apresentação da quadrilha junina Chapéu de Palha, cujos integrantes residem no bairro Jardim Tropical, onde o complexo está instalado.
Alunos apresentaram o fruto de um ano de trabalhoAntes da construção do complexo, as ruas do bairro não eram asfaltadas, e as crianças não podiam brincar, contou Cléber Santos, 14 anos. "Antes, a gente não podia brincar; era só lama. Agora, todo dia eu venho pra cá jogar bola, fico na biblioteca e ainda ando de bike em volta dela", disse Cléber, também integrante da quadrilha Chapéu de Palha.
"Eu vejo que a Usina da Paz não é importante só pra mim. Hoje, as mães podem deixar seus filhos aqui sabendo que eles estão em segurança, que têm com o que se ocupar. Isso mudou completamente o nosso bairro, e me deixa muito grata", declarou a artesã Leontina Mendes, 54 anos . Assim como Leontina, outras 88 mil pessoas foram beneficiadas em um ano de funcionamento da primeira Usina da Paz da Região de Integração Carajás.
Para o coordenador de Juventude e presidente do Instituto Idesc, Anderson Silva, 21 anos, a instalação da UsiPaz ampliou os serviços de cidadania e assistência na periferia. "Nós já fazíamos um trabalho com essas crianças, levando os cursos de esportes, mas com a Usina a gente consegue dar um suporte que antes era impensável, como o serviço médico e de psicologia, e isso é muito importante porque, muitas vezes, as crianças vêm conversar com a gente coisas que não contam nem para os pais. Agora, eles têm esse suporte completo aqui. Não é só uma aula de esporte; é todo um arcabouço de serviços que faz com que não falte nada pra eles", ressaltou.
A comemoração teve bolo e parabénsPerspectiva- Segundo o coordenador-geral da UsiPaz Parauapebas, Eusébio Rodrigues, antes do complexo os moradores viviam sem perspectiva, e isso já mudou completamente em apenas um ano. "Muitas pessoas hoje já estão inseridas no mercado de trabalho, a partir dos cursos de capacitação que fizeram aqui. As pessoas estão montando seus restaurantes, lanchonetes, com tudo aquilo que eles acumularam de conhecimento. E isso não é apenas para a comunidade aqui de Parauapebas. A gente tem atendido moradores de Xinguara, Redenção, Eldorado, Cumaru do Norte, Marabá (Garimpo das Pedras) e Curionópolis (Serra Pelada). Atende toda a região, e eu vejo que nenhuma outra instituição faz tanto pela nossa população como a UsiPaz", reforçou o coordenador.
Para participar dos cursos e demais atividades realizadas na UsiPaz basta se dirigir á recepção do complexo.
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva