Homenagear profissionais que, diuturnamente, se dedicam a garantir assistência digna e humanizada aos pacientes. Com esse objetivo, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, comemorou o Dia Internacional da Enfermagem - 12 de Maio. A data foi instituída no século XIX, para marcar a trajetória da inglesa Florence Nightingale, que utilizava uma lamparina nas rondas noturnas para auxiliar soldados feridos na Guerra da Crimeia, no leste europeu.
A programação contou com palestras, apresentação do Coral do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade, ginástica laboral, café da manhã para mães e filhos e um concurso de fotografia.
Homenagem incluiu palestra sobre estilo de vida para a equipe assistencialMais que celebrar a data, o momento serviu para reconhecer a importância desses profissionais no cuidado oferecido ao paciente. “A equipe de enfermagem representa mais de 50% dos profissionais aqui do Hospital Metropolitano. Nossas homenagens são todas voltadas a eles, que se dedicam incansavelmente para cumprir a principal missão do Metropolitano, que é salvar vidas”, ressaltou o diretor Assistencial do HMUE, Clóvis Guse.
Médica Fabrícia Dias Maciel ministrou a palestraA médica Fabrícia Dias Maciel, especialista em Medicina do Estilo de Vida, ministrou a palestra “Estilo de Vida Saudável e o Impacto no Ambiente de Trabalho”. “Quem controla o nosso mundo é a nossa mente. É importante que dediquemos tempo para nossa própria vida, gerenciemos estresses, estejamos cercados de pessoas que tragam momentos saudáveis e nos remetam à felicidade. Isso se reflete no trabalho”, destacou Fabrícia Maciel.
Com mais de seis anos de atuação na assistência do HMUE, a enfermeira Idiane Araújo aprovou a programação. “Eu entrei no Metropolitano como técnica em Enfermagem, me formei e hoje sou contratada como enfermeira. Para mim, participar da programação e ver reconhecimento é uma felicidade”, disse a profissional.
Profissionais de Enfermagem: empenho e dedicação para o bem-estar do pacienteSatisfação- Todo o empenho para proporcionar boa assistência a quem mais precisa é refletido no grau de satisfação do usuário. Somente em abril, o índice que avalia o roteiro do paciente dentro da unidade, a partir dos relatos dos usuários, fechou com retorno positivo em 95%.
Maria Antônia é tia de Emanuel Souza, 06 anos, internado no Metropolitano devido a uma fratura. “Na verdade, ninguém quer ficar internado. Mas ao chegar aqui vi uma realidade diferente do que esperava, e fiquei feliz. Saber que outras pessoas se preocupam com o que o nosso ente querido está passando, principalmente quando é criança, nos deixa mais confortáveis e confiantes. Eu agradeço bastante”, disse ela.
Estrutura– O Hospital Metropolitano pertence à rede de saúde do Governo do Pará. Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.
A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica, exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva