A obra “Histórias feitas de chão, contos que o povo conta”, do cordelista e poeta Adalto Monteiro, foi lançada na Câmara Municipal de Santa Maria do Pará nesta quinta (27), às 9h, no Plenário da Câmara. A solenidade contou com a presença do coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, do deputado Carlos Bordalo e da vereadora Kate Monteiro, responsáveis por apresentar o escritor para a Ioepa. O evento ainda contou com a presença de estudantes e pesquisadores.
Os primeiros exemplares do livro foram entregues ao autor em fevereiro deste ano e é o primeiro a ser publicado do autor que já coleciona quase 600 obras. A obra traz 83 produções, entre poemas, contos e cordéis, abordando diversos temas, resultantes dos mais de 50 anos de escrita do poeta. Adauto começou escrevendo as histórias que lhe contavam na infância e depois passou a produzir contos e literatura de cordel.
Segundo o coordenador da Editora, Moisés Alves, a produção soma ao acervo de autores paraenses que têm suas obras publicadas e valorizadas pela editora. “Nós precisamos valorizar um dos maiores tesouros da literatura brasileira, que é o poema de cordel que se espalhou pelo país, e nós estamos buscando, cada vez mais, fortalecer a literatura e cultura produzida no Pará”, acrescentou.
Em seu discurso, o coordenador também anunciou o lançamento da obra de Juraci Siqueira, um dos grandes poetas paraenses, que está prevista para a 26º Feira Pan-amazônica do Livro e das Multivozes, serão cinco livros que reúnem as produções do poeta.
Com informações de Viviane Tamyres / Ascom Ioepa
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas