A partir desta quinta-feira (27), a Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes, núcleo da Fundação Cultural do Pará (FCP), recebe a exposição "Viagens Filosóficas", da artista Débora Mazloum. A mostra, contemplada pelo Prêmio Branco de Melo, é resultado de pesquisa que a artista vem desenvolvendo há 10 anos, e tem como destaque a missão artística portuguesa que veio para a Amazônia no século XIX. O público pode visitar a exposição até 27 de maio.
Débora Mazloum conclui a pesquisa fazendo uma instalação inédita, que trata do universo dos viajantes de maneira geral, e propõe que o público adentre a exposição como um viajante. Ela destaca a importância de entender a Amazônia como um sonho brasileiro, um lugar que habita o inconsciente coletivo de todos. A instalação também pretende ativar outros olhares, abrindo o caminho para outro tipo de experiência.
"Viagens Filosóficas" foi selecionada pelo Prêmio Branco de Melo 2023, que vai apresentar 12 exposições ao longo deste ano, em três galerias da Fundação Cultural do Pará: Theodoro Braga, Benedito Nunes e Ruy Meira. A mostra na Galeria Ruy Meira traz obras que exploram a temática da viagem, do encontro e da troca entre culturas.
Para Pablo Mufarrej, técnico em Gestão Cultural da FCP, a exposição é uma oportunidade de reflexão sobre as múltiplas formas de enxergar o mundo e as diferenças culturais, além de celebrar a arte e a criatividade humana. O técnico informou que, ao longo do ano, ainda serão apresentados mais quatro projetos premiados na Galeria Ruy Meira, promovendo a diversidade artística e cultural na região.
Texto: Helena Saria - Ascom/FCP
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas