Como órgão delegado pelo Ministério do Turismo (MTur) no Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) concluiu treinamento sobre o Sistema Cadastur, versão 3.0, na quinta-feira (20), no auditório do Sine (Sistema Nacional de Emprego), em Marabá, município da Região de Integração Carajás, no sudeste paraense. O Cadastur é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos.
O treinamento reuniu empreendedores do setor e técnicos das secretarias municipais de Turismo, que integram a RI Carajás: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Para Adriana Lima, do município de São Geraldo do Araguaia, o treinamento é importante para as regiões do Estado. “É o conhecimento necessário para sensibilizar e cadastrar os empreendimentos; assim estaremos mais seguros e preparados”, disse Adriana, acrescentando que “o Cadastur traz credibilidade, melhor visibilidade para os turistas e para o município”.
Para a técnica agropecuária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piçarra, Ediany Assis, o treinamento permitiu esclarecer dúvidas das pessoas que serão cadastradas. “Será importante para o município se adequar ao sistema de turismo e dar mais qualidade, confiança e estabilidade ao proprietário do estabelecimento e ao turista que vir nos visitar. A vantagem é que, com o Cadastur, podemos entrar no mapa turístico e mostrar aos cadastrados que eles podem ser mais bem vistos e valorizados”, ressaltou.
Celeridade- A versão do Cadastur 3.0 é inteiramente eletrônica, feita em uma interface interligada ao banco de dados da Receita Federal, trazendo menos burocracia e mais rapidez a quem deseja estar formalizado. O novo cadastro é uma forma de modernizar todo o sistema turístico, para ficar totalmente informatizado, garantindo legalidade e segurança ao prestador de serviços e ao turista.
“O treinamento é excelente. Acho de extrema importância tanto para a atividade turística quanto para o município. As vantagens, os acessos aos pontos turísticos, a seriedade do órgão e a segurança que nos transmite”, afirmou Dária Cardoso Viana, da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Marabá.
Atualmente, o Ministério do Turismo dispõe de uma equipe de fiscais para verificar a existência do Cadastur. Quem for flagrado com cadastro fora de validade será considerado ilegal, podendo ser autuado pelos órgãos de controle. E, caso não regularize sua situação, ainda pode ser penalizado com pagamento de multa.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas