O Paysandu Sport Club marcou um golaço a favor da doação de córnea. Durante o jogo contra a Tuna Luso Brasileira, realizado na quarta-feira (19), no Estádio Leônidas Sodré de Castro (Curuzu), em Belém, o time apoiou a campanha “Doação de Córnea: Responsabilidade Social”, promovida pelo Banco de Olhos do Hospital Ophir Loyola, em parceria com os principais clubes do Pará. A faixa exibida pelo time faz um apelo à doação de tecidos oculares, indispensáveis para reduzir a fila de espera, que tem mais de 1.100 inscritos.
Desde o lançamento da campanha em fevereiro deste ano, o Paysandu, por meio da Diretoria de Responsabilidade Social, aderiu à iniciativa, que visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de córneas para transplantes.
“Queremos estimular uma cultura de doação. Quanto mais pessoas conhecerem a importância desse gesto de cidadania, maiores as chances de alguém sair da fila de espera e voltar a enxergar. Por isso, fizemos essa parceria com os principais clubes do Pará, que a exemplo do Paysandu abraçaram a ideia e nos ajudam a renovar a esperança de quem anseia pela cirurgia para ter qualidade de vida”, disse o responsável técnico pelo Banco do HOL, oftalmologista Alan Costa.
Correção- A córnea é um tecido fino e transparente, localizado na parte interna do olho e anterior ao globo ocular, sendo responsável por focar as imagens e captar a luz. O transplante é indicado para corrigir doenças que afetam a estrutura da córnea, como o ceratocone, principal indicação de transplante na população jovem no Pará. Em idosos, a doença ocorre devido à alteração ocasionada por uma complicação de cirurgia de catarata (ceratopatia bolhosa) ou por doença ocular que pode levar à perda parcial da visão (distrofia de Fuchs).
A doação de córnea pode ser realizada por qualquer pessoa, de 2 a 72 anos, que for a óbito. Há critérios específicos de exclusão, como pacientes com HIV e os vírus da Covid-19 e hepatites B e C. Os tecidos oculares podem ser retirados até seis horas após o falecimento. O material é preservado no Banco de Tecido Ocular do HOL e tem até 14 dias para ser implantado em um receptor.
Serviço: Para fazer a doação, a família pode entrar em contato com o Banco de Olhos pelos fones (91) 3265-6759 e (91) 98886-8159, ou com a Central Estadual de Transplantes pelo (91) 97400-6456.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas