As crianças recém-nascidas agora podem contar com um novo espaço que auxilia a suprir a demanda por alimentação especial com a entrega do novo lactário na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém.
O local foi reformulado de acordo com as normas previstas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), que são propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e conta com novos equipamentos, como geladeiras, fogão e banho-maria, essenciais para higienização, envase (armazenamento), manipulação e distribuição do leite humano e fórmulas infantis.
A nova estrutura dispõe, também, de uma sala de ordenha, desenvolvida para que as mães façam a coleta do leite e recebam orientações sobre forma correta de armazenamento e descarte do alimento essencial para a nutrição dos pequenos pacientes.
“Foi um espaço pensado para trazer mais bem-estar para as crianças internadas na instituição, mantendo a qualidade do leite na entrega e no envase. É uma estrutura moderna, com fluxos diferenciados sobre higienização dos utensílios, o que traz mais segurança para mãe e seu bebê”, explicou Socorro Barbosa, nutricionista responsável pelo lactário.
A nutricionista detalhou o funcionamento do processo de coleta até o armazenamento adequado do leite humano.
“No lactário, existem dois processos de entrada deste leite. O primeiro funciona com mães de bebês internados na UTI neo e pediátrica, que fazem a coleta do leite para oferecer aos filhos nos horários de alimentação. O segundo processo consiste na coleta domiciliar, feita por nossos profissionais uma vez por semana, em que o leite é congelado para, posteriormente, ser enviado para pasteurização, feita na Fundação Santa Casa, retornando ao HC em seguida”, explicou.
Investimento -A reconstrução no lactário permitiu a instalação de um piso vinílico em manta, novas luminárias LED, bancadas em aço inoxidável e novas salas de envases oral, enteral, armazenamento de leite, preparo de fórmulas e vitaminas, além da sala de ordenha.
A diretora-presidente do HC, Heloisa Guimarães, ressalta a importância dos investimentos em melhorias na estrutura do hospital. “É nossa obrigação oferecer uma estrutura de qualidade aos nossos usuários. Por isso, a partir de projetos modernos desenvolvidos pelo nosso corpo técnico, conseguimos reestruturar setores do hospital de forma contínua, oferecendo qualidade e segurança ao paciente e seu acompanhante”.
Doação -A nova estrutura montada no posto de coleta permitirá que mães, que ainda estão com bebês internados na UTI, continuem oferecendo o leite materno de forma segura aos seus filhos. Ilcilene Soares, de 34 anos, é uma delas. Tornou-se doadora desde o nascimento de seu filho Vitor, há três meses. “Faço questão de ser doadora de leite humano, pois sei da importância desse bebê receber o alimento”, ressaltou.
Mãe de Rízia Valéria, internada na UTI neo do HC há 3 meses, Bruna Barbosa também faz questão de fazer sua doação diariamente. Para ela, é gratificante saber que a filha está consumindo leite materno. “Antes, eu ia até a Santa Casa realizar a doação. Com a entrega do novo lactário do HC, o processo ficará muito mais fácil para mim, já que é algo extremamente importante não só para minha filha, mas para todas as outras crianças”, disse.
Alimento padrão ouro -O aleitamento materno é a estratégia mais eficaz de vínculo, afeto, proteção e nutrição para o bebê. É considerado padrão ouro na alimentação do recém-nascido e possui todos os nutrientes necessários para promover um adequado crescimento.
“A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF enfatizam que a forma mais segura e completa de alcançar um desenvolvimento saudável e seguro do bebê é ofertando o leite materno, de forma exclusiva, até os seis meses de vida e de forma complementada até os dois anos”, é o que explica a nutricionista Luciana Alcântara, que atua na UTI neo e pediátrica do HC.
Ainda de acordo com a especialista, "o leite materno possui inúmeras substâncias e propriedades específicas, como células de defesa cuja concentração irá variar no decorrer da mamada e ao longo do processo de crescimento desse bebê. Possui quantidade suficiente de ferro, fundamental para evitar doenças como anemia ferropriva no bebê, além de anticorpos que protegem contra infecções intestinais e reduz o risco de doenças como diarreia, meningite bacteriana e diversas outras”, complementou.
O aleitamento materno, além de prevenir doenças, promove um vínculo especial, o afetivo.
“Amamentar pode trazer, também, uma realização pessoal da mãe em relação ao seu desejo de amamentar o filho. Além de ser um alimento sem custo, pois já sai pronto para ser utilizado. Aqui no HC, sempre preconizamos a utilização de leite materno como primeira opção, ordenado da própria mãe para o seu bebê. Caso isso não seja possível, optamos pelo leite pasteurizado vindo da Santa Casa e doado para nossa instituição”, finalizou a nutricionista.
Serviço: O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do Governo do Pará, é referência nas especialidades médicas cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A unidade está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, Bairro da Pedreira, em Belém.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva