Para aqueles que ficarem na capital paraense no feriadão de Semana Santa, a Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” é uma ótima opção de lazer e recreação em Belém. O espaço, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), dispõe de inúmeros atrativos aos amantes das atividades físicas, dos passeios em família e até mesmo de aventuras.
Logo na entrada, a grandiosa samaumeira (Ceiba pentandra) chamada de “Pávula”, dá as boas vindas aos visitantes. Em seguida, o Centro de Acolhimento em formato de uma oca indígena é o ponto de encontro para apreciar o espelho d’água que cerca todo o local, com diferentes espécies da fauna e da flora amazônica.
Sua pista principal com quatro quilômetros de extensão é a escolha perfeita para quem pratica caminhadas, passeios ciclísticos e corridas, além de possibilitar a contemplação de cenários naturais ao longo do seu percurso. Com o fechamento preventivo de algumas trilhas ecológicas do Parque, apenas a da Mariana, com extensão de 807 metros e tempo estimado de 20 minutos, segue com seu acesso liberado.
O passeio é destinado para pessoas a partir dos 12 anos e possui, em seu trajeto, diversos obstáculos naturais e um lago de água cristalina. O titular da Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho ressalta que as excursões pela trilha ecológica devem ser guiadas por condutores devidamente habilitados pelo Instituto.
“Atualmente, o Parque Estadual do Utinga contém 11 trilhas, umas são autoguiadas e outras precisam de condutor habilitado. Esse profissional está apto pelo Ideflor-Bio para que, em qualquer situação de perigo, esteja pronto para lhe ajudar. Além disso, eles poderão explicar a diversidade de espécies da fauna e da flora existentes na UC”, enfatizou.
As demais trilhas, sendo elas a Yuna, Água Preta, Patauá, Castanheira, Macaco, Capivara, Acapú, Bolonha, Amapá e Paxiúba, seguem temporariamente interditadas. A medida entrou em vigor no dia 1º de fevereiro, e se faz necessária para garantir a segurança dos frequentadores no período do “inverno amazônico” a fim de evitar possíveis acidentes durante as visitações.
Além das trilhas ecológicas, o Parque Estadual do Utinga oferece uma série de aventuras aos visitantes. As principais atividades são o arvorismo, tirolesa, boia cross, rapel e o tradicional passeio de bike.
O presidente em exercício do Ideflor-Bio, Thiago Valente, reforçou o convite para que a população possa visitar o espaço e desfrutar dessa imersão na floresta amazônica, sem precisar sair de Belém.
“Tratando-se de área urbana, o Parque Estadual do Utinga é sempre uma das melhores opções de lazer e conexão com a natureza para todos os públicos. Definitivamente, este é um espaço privilegiado para congregar com familiares e amigos enquanto vive-se uma experiência qualificada em uma pequena amostra da flora e fauna amazônica”, destacou.
Serviço -A UC de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” fica localizada na Av. João Paulo II, S/N, bairro do Curió-Utinga, em Belém. O local funciona de quarta à segunda-feira, das 6h às 17h. Nas terças-feiras, o espaço fica fechado para manutenção.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva