O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) participou, na última terça-feira (4), de uma reunião para discutir melhorias para a população que reside na Área de Proteção Ambiental (APA) Combu, nos arredores de Belém. Questões como o fornecimento de energia elétrica, água potável e a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC) foram algumas temáticas abordadas durante o encontro.
Além dos moradores da ilha, também estiveram presentes na reunião membros das associações dos moradores, comerciantes, trabalhadores rurais, do transporte fluvial e funcionários da concessionária de energia do estado, que expuseram suas principais demandas ao Instituto, na ocasião, apontadas pelo gerente administrativo da Região Metropolitana de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho.
O encontro serviu, também, para esclarecer a importância do Plano de Manejo, que é o documento principal que vai indicar tanto para o órgão gestor, quanto para quem mora na UC, não apenas as regras, mas as prioridades daquele recinto. Nesse documento, serão especificados o que pode, o que não pode, permissões e infrações, quais são os principais problemas, as principais potencialidades, forças e o que precisa ser feito primeiro naquele local.
O titular da GRB informou que os trabalhos do Plano de Manejo já foram retomados, assim como o Conselho Gestor da APA Combu. “Quando fomos chamados para estar aqui, ficamos muito felizes com o convite porque é fundamental essa aproximação até porque a nossa real intenção é unir forças para que o Plano de Manejo e outras ideias se concretizem”, avaliou.
Ele ainda reforçou que, “enquanto Ideflor-Bio, nós estamos aqui exatamente para segurar andarmos juntos. E tentar sanar o máximo possível dos problemas para que a comunidade não seja prejudicada, pelo contrário, seja beneficiada pelos empreendimentos que estão aqui dentro, por toda a parte estrutural que vem aqui para dentro, e que a maior beneficiária seja a comunidade reside aqui na Ilha do Combu”, concluiu Ellivelton Carvalho.
União - A conselheira da APA Combu, Izete dos Santos Costa, acha importante unir esforços sobre vários temas complexos que precisam ser resolvidos dentro da comunidade.
“A energia é fundamental, mas acredito que o Plano de Manejo é o principal, para que possamos barrar muitas irregularidades que ocorrem na ilha que, atualmente, nós não estamos conseguindo frear. Portanto, a gente espera que esse planejamento nos dê sustentação jurídica e reivindique junto aos órgãos competentes tudo aquilo que é de direito nosso”, ressaltou.
Para o vice-presidente dos moradores da Ilha do Combu e conselheiro da APA Combu, Cláudio Miranda, o encontro foi importante porque foram tomadas muitas decisões que vão trazer progresso e um futuro melhor para a comunidade da ilha do Combu.
"Tenho certeza de que muitas coisas vão mudar. Eu fico muito grato pela presença de todos e, principalmente, dos órgãos competentes que estão conosco na luta para manter a nossa ilha preservada”, assegurou.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva