O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) participou do I Fórum Regional de Sustentabilidade: Concórdia do Pará 2030 "Plantando um futuro sustentável". O evento, realizado no município de Concórdia do Pará, na região Nordeste, na última terça-feira (21), marcou o início de uma jornada em busca de soluções e práticas ambientais concretas para o município.
No evento foi firmado um Termo de Compromisso Ambiental com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, empresas, órgãos ambientais e comunidades de produtores, com o objetivo de produzir 100 mil mudas no município até 2026.
De acordo com a titular da Gerência de Produção e Apoio aos Arranjos Produtivos e Florestais (GAAPF), Laura Dias, “essa iniciativa mostra para a sociedade de Concórdia do Pará, da região nordeste e do Estado do Pará, o compromisso de manter a sustentabilidade ambiental através da recomposição florestal de áreas alteradas”.
Laura Dias ressaltou, ainda, que o Ideflor-Bio foi o primeiro órgão ambiental a contribuir com este compromisso em Concórdia do Pará. “Anteriormente, já havíamos instalado um viveiro florestal na área da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Um viveiro de dimensões de 12 x 18 metros, com capacidade média de produção de 15 mil mudas. Para garantir a manutenção do viveiro, o Instituto realizou capacitações com a equipe técnica do município e iniciou a produção de mudas em tubetes, sendo as primeiras do açaí BRS Pai D'égua”, complementou.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, reiterou a importância dessa iniciativa, que pode servir de exemplo para outras localidades do Pará. “O Ideflor-Bio está intensificando o programa de implantação de sistemas agroflorestais e de recriação de áreas verdes, e os municípios são parceiros prioritários no desenvolvimento dessa iniciativa”, destacou.
Temática- O I Fórum Regional de Sustentabilidade: Concórdia do Pará 2030 "Plantando um futuro sustentável" teve como público-alvo estudantes, professores, servidores públicos, empreendedores, empresários, agricultores, pecuaristas, quilombolas e a comunidade em geral. O Ideflor-Bio foi representado pela GAAPF, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF).
O encontro debateu temas importantes, como energias renováveis, agricultura e pecuária sustentáveis, mercado de carbono, bioeconomia, gestão de resíduos e educação ambiental. Os participantes também conheceram iniciativas e projetos já desenvolvidos na região, e contribuíram para a criação de soluções inovadoras.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva