Dando continuidade no calendário de ações do mês de março, o “Pará Patas,” programa de saúde animal realizado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), chegou neste sábado (25), na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua.
O auxiliar de produção Max Tavares levou o cachorro chamado Bebê, de três anos, para vacinar. “Faz bastante tempo que ele não toma vacina, então aproveitei a ação para atualizar a carteirinha dele. Eu acho necessário ter esse programa para as pessoas que não tem condições”, disse o jovem.
Já a manicure Cristine Teixeira, foi levar o Thor para se consultar. “Ele é muito apegado comigo, tem quase quatro anos, graças a Deus está bem de saúde, mas vim aqui fazer um check up nele”, disse.
O programa busca levar qualidade de vida aos animais, com a oferta de diversos serviços gratuitos como atendimento veterinário, vacinação antirrábica (para cães e gatos, a partir do terceiro mês de vida), orientações de cuidados básicos e da saúde dos animais de estimação.
“Estamos muito felizes com o retorno positivo que as ações do Pará Patas estão tendo. Já passamos pelo Bengui e na Terra Firme, em Belém, e o objetivo é ampliar o calendário dessas ações para outros bairros e outros municípios, levando dignidade aos animais e fortalecendo as campanhas educacionais de luta contra os maus-tratos”, informou o Igor Normando, titular da Seac.
A ação é uma parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa) e o curso de medicina veterinária da Universidade da Amazônia (Unama).
O universitário Felipe Monteiro, cursa o terceiro semestre de medicina veterinária e participava da ação como voluntário. “Eu acho muito importante participar dessas ações, além de aprender na prática o que a gente estuda em sala de aula, estamos levando orientações sobre animal para os tutores que é fundamental”, ressaltou.
A moradora Rosielem Soares trouxe a gatinha chamada Ino, de 4 meses, para tomar a vacina pela primeira vez. “A gente resgatou ela recentemente, ela estava abandonada em terreno próximo de casa, aí a minha irmã levou e agora faz parte da família. Temos que tratar bem os animais e o governo está de parabéns com essa ação”, ponderou a jovem.
Os próximos locais de ação doPará Patasserão divulgados, em breve, nas redes sociais daSeac. Para participarbasta levar os documentos RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação do pet. O atendimento é por ordem de chegada.
Sobre o Pará Patas
O programa é voltado principalmente para famílias que não têm condições de arcar com os custos veterinários e de vacinas. Dessa forma, o governo do Estado, através do Pará Patas, passa a dar condição a essas famílias para assegurar a saúde animal. O Pará Patas vai, inicialmente, ofertar os serviços dentro dos complexos das Usinas da Paz e seguir um cronograma, em breve, para outros bairros de Belém.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva