Sexta, 26 de Abril de 2024 05:39
94992727888
Cidades Cassados

TRE cassa mandatos de prefeito e vice de Tucuruí

O julgamento aconteceu na capital do Estado, Belém, e teve o placar de 4 votos pela cassação e 3 votos pela absolvição

23/03/2023 19h58
Por: Redação Fonte: Floresta News
TRE cassa mandatos de prefeito e vice de Tucuruí

O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, e seu vice, Jairo Holanda, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) na manhã desta quinta-feira, 23. O julgamento aconteceu na capital do Estado, Belém, e teve o placar de 4 votos pela cassação e 3 votos pela absolvição. Com a decisão, que cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prefeito ficou inelegível por oito anos e ele e o vice deverão ser afastados dos cargos, após intimação do TRE. O Presidente da Câmara, Weber Galvão, deve assumir a prefeitura, até que novas eleições sejam convocadas pela Justiça Eleitoral.

Siqueira e Holanda foram julgados acusados de compra de votos, captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral e abuso de poder econômico nas eleições de 2020.

O processo envolvendo a chapa do prefeito começou a ser julgado no último dia 16 de fevereiro pelo TRE e o relator, Juiz Álvaro José Norat de Vasconcelos, votou favorável à cassação dos gestores de Tucuruí. Para a maioria dos magistrados, existiram provas de que foram cometidos abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos, com “distribuição indiscriminada e descontrolada de combustível para eleitores”. O relator destacou ainda que “constam nos autos do processo vídeos de eleitores abastecendo veículos”.
Além da cassação dos mandatos e da inelegibilidade na sessão também fixada multa no valor de 40 mil UFIRs.

A assessoria do prefeito Alexandre Siqueira e do vice, Jairo Holanda, informou que eles vão recorrer da decisão junto ao TSE.

*UFIRS – Unidade Fiscal de Referência é um fator de correção do valor dos impostos no Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tucuruí - PA

Tucuruí - Pará

Sobre o município
Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará. Possui 2 086 km² de área total e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 116 605 habitantes. É conhecido por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
0.92 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (7.26mm) Chance de chuva
Amanhã (27/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (28/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas