No próximo sábado, 25, a Usina da Paz Jurunas/Condor recebe a programação “Usina das Manas”, ação que vem sendo realizadas em todas as UsiPaz desde o início do mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Realizada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), a Usina das Manas é uma programação especial do TerPaz onde cada Usina da Paz adotou para si pautas importantes a serem discutidas sobre a realidade da mulher paraense.
Para UsiPaz Jurunas/Condor, a pauta adotada é a produção cultural feita por mulheres nas periferias. Para isso, uma mesa com importantes mulheres fazedoras de cultura será conduzida às 10h, por Carol Sales, artista e produtora cultural.
Pensada como uma programação plural e diversificada, a Usina das Manas foi construída em conjunto com grupos representativos, sendo a Usina da Paz Jurunas/Condor escolhida para receber as ações voltadas para fazedoras de Cultura de Belém e Região Metropolitana.
“Estamos ocupando o espaço para troca de ideias e vivências com algumas manas produtoras para falar sobre a importância das intervenções culturais em espaços periféricos e como isso impacta nossa relação com o Território”, explica a produtora.
Carol Sales destaca a importância de abrir espaços para a troca de saberes e experiências entre mulheres produtoras independentes. “É importante que se abra esse espaço para falarmos das nossas vivências e principalmente compartilhar nossos percursos até aqui. Por isso, a UsiPaz Jurunas/Condor faz um convite especial a todas aquelas que são artistas, performes, educadoras, pesquisadoras e produtoras de cultura nas periferias de Belém para participarem dessa programação especial para elas”, conclui.
Tendo como tema "Experiências e experimentações das fazedoras de cultura nas periferias de Belém”, a roda de conversa terá a participação das produtoras: Jazz Mota, que é fundadora, produtora e diretora do Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia - Ava Amazônia, além de ser publicitária, especializada em Produção Executiva e Gestão para TV e Cinema, Mestre em Partnership, Xamanismo e Tradiç?es Nativas pela Università Degli Studi di Udine (Itália); Ruth Ferreira, que é historiadora, pesquisadora, ativista e educadora do Museu D'água, Gueto Hub e COP das baixadas; e Nanda Lima, educadora social, artesã, graduanda em Serviço Social e integrante do Grupo de Mulheres Negras Maria Felipa Aranha/Mocambo.
Além da roda de conversa, a Usina das Manas também terá serviços de emissão de documentos e atendimentos médicos e saúde, incluindo teste para HIV, Sífilis e Hepatites, além de maquiagem e aula de yoga. A programação será encerrada com um grande show da cantora Keila, ao meio-dia.
Serviço
Usina das Manas na UsiPaz Jurunas/Condor
Roda de conversa, serviços de saúde e cidadania e show com Keila.
Às 10h. A entrada é franca.
A Usina da Paz Jurunas/Condor fica na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a avenida Bernardo Sayão e travessa Honório José dos Santos, s/n, em frente à UPA do Jurunas.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva