Sábado, 20 de Abril de 2024 12:08
Geral Pará

HOL destaca importância de bons hábitos de higiene para reduzir o risco de câncer de boca

Campanha desse ano traz o tema “Tenha orgulho de sua boca: valorize e cuide da saúde oral!”. Saúde bucal requer rotina de cuidados e impacta em todo organismo.

20/03/2023 12h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

I

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
nstituído pela Federação Dentária Internacional (FDI), o Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado nesta segunda-feira (20), por isso, o Hospital Ophir Loyola (HOL), que também presta assistência odontológica aos usuários, alerta sobre a importância dos bons hábitos de higiene bucal e das visitas frequentes ao cirurgião-dentista para a redução dos índices de cárie, doenças periodontais, perda dos dentes e combate ao câncer bucal. A campanha traz o tema “Tenha orgulho de sua boca: valorize e cuide da saúde oral!”.

A chefe da Divisão de Odontologia do HOL, Gyselle Oliveira, esclarece que a saúde bucal não diz respeito apenas à estética dos dentes, mas consiste numa rotina de cuidados e impacta em todo organismo. “Manter a saúde bucal em dia ajuda a evitar problemas e desconfortos. A higiene bucal é efetiva contra a proliferação de bactérias e contra a formação de cáries. Essa medida também contribui para uma boa saúde oral, assim como para o bom funcionamento do organismo”, ressaltou.

A FDI estima que mais de 90% da população mundial sofrerá alguma forma de doença bucal no decorrer da vida, e a mais grave é o câncer de boca. “A maioria das doenças e condições bucais compartilham fatores de risco modificáveis, como doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Existe uma relação comprovada entre saúde bucal e a saúde geral”, explicou Gyselle Oliveira. 

Diagnóstico e prevenção - O câncer de boca é uma lesão que se desenvolve em qualquer região da cavidade oral. Pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência e sangramentos sem causa conhecida. Também pode causar dor na garganta que não melhora, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, a doença provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

“Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas em excesso têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O HPV (Papilomavírus Humano), as próteses dentárias mal-adaptadas, a exposição ao sol e a imunossupressão também podem ser considerados fatores de risco”, destacou a cirurgiã-dentista. 

O diagnóstico é feito pelo médico ou cirurgião-dentista com o exame completo da boca, diante de alguma lesão que não cicatriza em um prazo de 15 dias. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce com identificação de lesões suspeitas.

“Com o diagnóstico em fase inicial e tratamento adequado, a maioria dos casos tem 80% de chances de cura. Geralmente, o tratamento envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia. A avaliação médica vai decidir qual melhor forma de tratamento para cada caso. Os homens a partir dos 40 anos são os mais acometidos pela doença”, esclareceu a chefe da Divisão de Odontologia.

Oliveira explica que a higiene bucal é essencial durante o tratamento de qualquer tipo de câncer. A quimioterapia e a radioterapia atingem os tecidos e enfraquecem as estruturas dos dentes e favorecem o desenvolvimento de cáries. “O paciente deve passar pelo dentista antes de começar o tratamento oncológico. As cáries e as lesões precisam ser tratadas antes da terapia. Além da escovação normal depois da alimentação, o uso de fio dental é de extrema importância, assim como idas regulares ao dentista”, destacou. 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
O vigilante Marcelo da Conceição Souza, 50 anos, está em tratamento contra o câncer de nasofaringe e está sendo acompanhado pela equipe de odontologia. Ele passa pela laserterapia, que auxilia na regeneração de tecidos e reduz o edema e a dor. “Hoje eu estou me sentindo muito bem, ainda não estou totalmente curado, mas sou acompanhado por fonoaudiólogos, psicólogos e médicos. Tenho esperanças que ainda este ano a minha cura irá chegar”, disse.  

A prevenção é feita com boa higiene bucal e cuidados simples, como evitar o fumo e o alto consumo de bebidas alcoólicas, usar preservativo na prática do sexo oral. Deve-se também manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas, bem como frequentar regularmente o cirurgião-dentista e ficar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.

Hábitos para garantir a saúde bucal:
– Escolher a escova correta e trocá-la a cada três meses.
– Escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição e antes de dormir;
– Eliminar a placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
– Limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
– Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;
– Utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais;
– Manter as próteses bem ajustadas;
– Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– Ir ao dentista regularmente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.