Sexta, 29 de Março de 2024 09:31
94992727888
Concursos Pará

Polícia Militar promove I Curso de Operações Ambientais no Pará

Estão sendo especializados 21 agentes de segurança, sendo 17 PMs do Pará, dois do Mato Grosso, um de Rondônia e um da Guarda Municipal de Belém

28/04/2022 00h25 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Coronel Dilson Júnior (d) durante o início do curso que reúne policiais militares do Pará e de outros estados
Coronel Dilson Júnior (d) durante o início do curso que reúne policiais militares do Pará e de outros estados - (Foto: Marcelo Dias / Divulgação)

A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (27) a aula inaugural do I Curso de Operações Ambientais (I Copam) do Estado do Pará. O evento, presidido pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior, ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Belém, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

O I Copam 2022 foi planejado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e terá duração de 38 dias, com previsão de formatura para o próximo dia 06 de junho. O curso inédito no Pará dispõe de carga horária total de 360 horas/aula, e tem o objetivo de especializar 21 agentes de segurança pública, sendo 17 policiais militares do Pará, dois do Mato Grosso, um de Rondônia e um da Guarda Municipal de Belém (GMB), para atuação em ações de preservação e controle ambiental, de acordo com as legislações ambientais vigentes no País.

Direitos humanos; Estudo da fauna e flora; Operação com Drone; Orientação Geográfica de Selva; Conduta de Patrulha; Tiro policial com habilitação de fuzil calibre 5,56 mm estão entre as disciplinas do curso. Os alunos que conseguirem chegar à fase final do curso farão visita técnica aos estados do Maranhão e Tocantins, onde os agentes terão a oportunidade de observar os instrumentos técnicos das localidades e ampliar os conhecimentos adquiridos.

A aula inaugural do I Copam foi realizada no Quartel do Comando-Geral
A aula inaugural do I Copam foi realizada no Quartel do Comando-Geral - (Foto: Marcelo Dias / Divulgação)

Meio ambiente- "Os agentes que concluírem o curso com êxito estarão capacitados a serem multiplicadores do conhecimento em matéria de proteção e defesa do meio ambiente. Com missões que vão desde a fiscalização e o combate ao desmatamento, quanto o resgate de cães, gatos e animais silvestres", frisou o comandante do BPA, major Jeremias Moura.

"Essa capacitação para o BPA é muito importante porque a unidade atua de forma integrada com o Ideflor-bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), dente outros, combatendo não só os crimes ambientais, mas também a garimpagem. E nos próximos dias vamos inaugurar mais uma fase da Operação ‘Amazônia Viva’ para fiscalizar e reprimir crimes contra o meio ambiente", destacou o coronel Pedro Celso, chefe do Departamento-Geral de Operações (DGO).

Somente entre janeiro de 2021 e abril deste ano, a unidade que integra o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) já resgatou cerca de 2.300 animais silvestres, de várias espécies. O BPA também atuou na captura de 49 foragidos da Justiça e apreensão de 29 armas de fogo, além de prisões por tráfico de drogas e outros crimes.

"Fico feliz de receber militares do Mato Grosso e de Rondônia, além de um Guarda Municipal de Belém, o que demonstra a qualidade técnica dos cursos oferecidos pela PM do Pará, que passaram a ser referência para todo o Brasil. Certos de que não será um curso fácil, e que não depende só dá força bruta, da capacidade física, mas também do intelecto e do psicológico", frisou o coronel Dilson Júnior.

Texto: Josuelton Chagas – Ascom/PM

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 09h02
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 30°

26° Sensação
2.57 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (14.75mm) Chance de chuva
Amanhã (30/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (31/03)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva